Notícias Externas

Memórias de Bartolomeu de Campos Queirós são reunidas em livro

Escritor publicou mais de 60 livros durante sua vida e é considerado um dos grandes autores da literatura brasileira

.
. Reprodução

O escritor mineiro Bartolomeu de Campos Queirós publicou mais de 60 livros durante sua vida e é considerado um dos grandes autores da literatura brasileira. Bartolomeu era estudioso da filosofia e da estética e utilizou a arte como parte integrante do processo educativo. 

O autor ocupava a cadeira número 26 na Academia Mineira de Letras, foi presidente da Fundação Clóvis Salgado e membro do Conselho Estadual de Cultura. Queirós morreu em 2012, aos 67 anos.

No livro Janelas da Escrita: memória de Bartolomeu de Campos Queirós, a escritora Ninfa Parreiras, psicóloga e mestre em literatura comparada pela USP, discute, por meio de um olhar meticuloso, a obra do autor mineiro. O livro é uma realização da Associação Cultural Bartolomeu Campos de Queirós, sediada em Papagaios, cidade mineira onde o escritor passou a infância.

Nesta terça-feira, 17, o programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, entrevistou a escritora Ninfa Parreiras, que falou sobre o livro e sobre o mineiro Bartolomeu de Campos Queirós. Durante a conversa, ela contou que foi muito difícil chegar ao título do livro.

“Eu já tinha uma ideia da janela, por ser algo bastante presente na obra de Bartolomeu, como na história de seu avô paterno, de Pitangui, que ficava sempre na janela e dava notícia de tudo pela janela. Essa janela era uma forma de comunicação naquela casa onde Bartolomeu viveu quando criança e alimentou todo o imaginário dele”, explicou.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-17-04-2018.mp3

O lançamento do livro será às 10h do sábado, 21, na Casa da Cultura Dona Petita (Praça Alexandre Maciel, 86, Santo Antônio), em Papagaios. Outras informações sobre a obra e o trabalho da Associação podem ser obtidas pelo e-mail aculturalbartolomeucqpapagaios@gmail.com.