Mesa temática discute qualidade de vida no campus Montes Claros

Evento abriu Semana do Servidor no ICA

Professora Lívia Borges apresentou projeto sobre condições de trabalho de servidores da UFMG Jorge Alves / ICA

As condições de trabalho têm impacto direto na qualidade de vida do trabalhador, mas é preciso identificar a percepção do indivíduo sobre essas condições para traçar propostas de melhorias, alertou a professora Lívia de Oliveira Borges, do Departamento de Psicologia, em mesa temática de abertura da Semana do Servidor, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), na manhã desta segunda-feira, 24.

A professora apresentou o projeto de pesquisa Qualidade de vida, condições de trabalho de servidores da UFMG e informou que, após pesquisa documental, está revisando questionário que será aplicado no início do próximo ano. Serão abordadas quatro categorias: condições contratuais e jurídicas; condições físicas e materiais; processos e características de trabalho; condições do ambiente sociogerencial, como as interações interpessoais e as práticas sociais.

“É preciso atentar para o que está entre o sujeito, o grupo, os coletivos e a sociedade, além de tomar a percepção das condições de trabalho pelos servidores como categoria central para a compreensão da qualidade de vida no trabalho”, disse.

A mesa temática também contou com a apresentação do professor Jorge Alexandre Neves, do Departamento de Sociologia, que discutiu organização nas universidades. “Podemos identificar dois tipos de autoridade organizacional: a administrativa e a profissional; geralmente, há registros de conflito entre as duas”, observou.

Ele lembrou que nas universidades há duas carreiras com enfoques diferentes – docentes e técnico-administrativos – e destacou o macroambiente da universidade no Estado brasileiro. “Os servidores administrativos vivem situações de muita pressão, como o macropoder que órgãos de controle impõem, medidas burocráticas definidas externamente, além de constrangimentos internos e externos.”

Jorge Neves discutiu carreira nas universidades
Jorge Neves discutiu carreira nas universidades Jorge Alves / ICA

Também estiveram presentes à solenidade de abertura da Semana do Servidor em Montes Claros o diretor do ICA, Leonardo David Tuffi dos Santos, a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves, o vice-presidente da Associação Profissional dos Docentes da UFMG (Apubh), Dalton Rocha Pereira, e representante do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes), Helder de Castro Bernardes Barbosa.

Nesta terça
A mesa temática Processos de trabalho na educação superior e seus desdobramentos também será realizada na manhã desta terça-feira, 25, no auditório da Reitoria, campus Pampulha, após a abertura oficial da programação da Semana do Servidor em Belo Horizonte.

Das 14h às 16h, no mesmo auditório, será realizada discussão sobre cooperativismo. Na Praça de Serviços, terá sequência, das 10h às 15h, a Blitz da Saúde, que começou nesta segunda-feira, 24.

Em Montes Claros, as atividades prosseguem com o workshop sobre processos de trabalho. No campus Saúde, a programação desta terça-feira inclui lançamento de protocolo de biossegurança, laboratório de práticas de enfermagem, orientação nutricional e oficina de automaquiagem.