Formas de Ingresso

Mestrado em ensino de biologia tem inscrições abertas para professores da rede pública

Formação é coordenada nacionalmente pela UFMG, que oferece 50 vagas

Aula inaugural do curso na UFMG em 2017
Aula inaugural do curso na UFMG em 2017 Divulgação / Profbio

Estão abertas, até 18 de outubro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio). A pós-graduação stricto sensu tem o objetivo de qualificar os professores da área que atuam no ensino médio da rede pública de educação. Os candidatos deverão passar por uma avaliação on-line no dia 7 de novembro, no período da tarde.

Coordenado pela UFMG, o Profbio é oferecido em rede, no formato semipresencial, por 18 universidades públicas, federais e estaduais, em 19 campi. As aulas presenciais serão ministradas em todas as instituições, em um dia fixo da semana, entre segunda e sábado. A seleção nacional oferecerá 500 vagas, 50 delas destinadas à UFMG.

A metodologia de ensino é baseada na construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, por meio da aplicação do método científico e da utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs). O objetivo central é qualificar os professores para inovar em sua forma de ensinar, por meio de viés investigativo que reconhece a biologia como uma ciência experimental. 

Para participar do processo, o candidato deve enviar os documentos indicados no edital de seleção e pagar taxa de inscrição no valor de R$ 90. O site do Profbio contém apresentação dos cursos, instituições e linhas de pesquisa. 

Sigilo e confiabilidade
O exame nacional de seleção será realizado no formato remoto e dividido em dois módulos. A avaliação tem o suporte de uma ferramenta de segurança desenvolvida para garantir sigilo e confiabilidade. O programa, responsável por fazer a identificação facial do participante e bloquear o acesso à internet, deve ser instalado no computador do candidato antes da realização da prova.