Formas de Ingresso

Mestrado e doutorado em Geologia selecionam candidatos para duas linhas de pesquisa

Vinte e uma vagas são ofertadas por meio de editais regular e suplementar

Prédio do IGC, no campus Pampulha, sede da pós-graduação em Geologia
Prédio do IGC, no campus Pampulha, sede da pós-graduação em Geologia Lucas Braga | UFMG

Estão abertas, até 23 de agosto de 2021, as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Geologia, com ingresso no segundo semestre de 2021. O cadastro e a seleção dos inscritos ocorrerão inteiramente no formato remoto.

Dois editais regem o processo seletivo: o regular oferece dez vagas para o mestrado e sete para o doutorado, nas áreas de concentração Geologia econômica e aplicada e Geologia regional. Em cumprimento à Resolução nº 02/2017 do Cepe, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, duas vagas de cada formação estão reservadas para candidatos negros.

O edital suplementar, também em conformidade com a resolução 02/2017, é direcionado aos candidatos indígenas e pessoas com deficiência. Há quatro vagas, divididas igualmente entre os grupos e cursos.

Os cronogramas, o formulário eletrônico e os editais estão no site do Instituto de Geociências. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail institucional posgeol@igc.ufmg.br.

Pós-graduação em Geologia
Sediado no Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, o Programa de Pós-graduação em Geologia (PPGEOL) estrutura-se em duas áreas de concentração: Geologia regional e Geologia econômica e aplicada. Entre os principais temas de estudo estão geotectônica, geologia estrutural, hidrogeologia, metalogenia, paleontologia, estratigrafia, geofísica, geoquímica ambiental e geotecnia.

O programa iniciou as atividades em 1988, com a oferta do curso de mestrado. Em 2001, passou a oferecer também o doutorado em Geologia. Nota cinco na última avaliação da Capes (2013-2016), o PPGEOL já formou 227 mestres e 55 doutores.