Formas de Ingresso

Mestrado e doutorado na área nuclear selecionam candidatos para turmas de 2023

Há 25 vagas, cinco delas reservadas para autodeclarados negros

Cursos preparam para áreas relacionadas às ciências e técnicas nucleares, como a energia nuclear e suas aplicações Foto: Lucas Braga | UFMG

Estão abertas, até dia 25 de janeiro, as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares da Escola de Engenharia. As linhas de pesquisa dão ênfase às aplicações das radiações ao meio ambiente e à área biomédica, à dosimetria, radioproteção e instrumentação nuclear, à avaliação tecnológica, socioenergética e ambiental de sistemas de produção de energia e às tecnologias de reatores nucleares e ciclos de combustível.

Os cursos são direcionados a graduados em Engenharia, Física e Química. A critério do colegiado, a seleção se estende a egressos das áreas de ciências exatas, ciências biológicas, ciências da saúde e da arquitetura, que  demonstrem interesse em desenvolver trabalhos científicos em uma das áreas do programa.

São oferecidas 25 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2023 – 15 delas para o mestrado e 10 para o doutorado. Em razão da política de ações afirmativas, três das 15 vagas do mestrado e duas das 10 do doutorado serão reservadas a candidatos autodeclarados negros.

Inscrições e seleção
As inscrições podem ser feitas on-line: é preciso preencher o formulário de inscrição disponível na página do Programa e enviar a documentação solicitada no item 3.1 do edital, em formato PDF, para o e-mail poscctn@nuclear.ufmg.br.

Os interessados também podem se inscrever presencialmente, de segunda a sexta-feira (exceto em feriados e recessos acadêmicos), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Secretaria do Programa (Bloco 4, sala 2299, da Escola de Engenharia, no campus Pampulha, localizado na avenida Antônio Carlos, 6.627. Ao comparecer à Escola, o candidato deve estar de posse dos documentos solicitados.

O processo de seleção para o mestrado constará de duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório, que serão realizadas de forma presencial e individual: prova escrita e avaliação de currículo.

O processo do doutorado  terá três etapas, também de caráter eliminatório e classificatório: avaliação de  currículo, avaliação do plano de tese e defesa oral do plano de tese. A terceira etapa ocorrerá de forma pública. Candidatos que residem em localidades a mais de 200 quilômetros de Belo Horizonte podem optar por videoconferência.