Ensino

Mestrado Profissional em Biologia seleciona bolsistas para estágio não obrigatório

Estudantes da pós-graduação em Ciência da Informação, Sistemas de Informação ou áreas afins da UFMG podem participar do processo

Atividade de biologia durante a Mostra das Profissões da UFMG
Atividade de biologia durante a Mostra Sua UFMG Foto: Foca Lisboa | UFMG

Estão abertas, até as 16h do dia 28 de junho, as inscrições para a seleção de bolsistas de pós-graduação para estágio não obrigatório no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio). Podem se candidatar estudantes matriculados na pós-graduação em Ciência da Informação, Sistemas de Informação ou áreas afins, na UFMG. A contratação será formalizada por meio do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe). 

As inscrições devem ser realizadas em contato com o e-mail profbio@icb.ufmg.br. O candidato deve escrever, no campo "assunto", Inscrição Edital  nº 02/2023, e anexar o formulário eletrônico preenchido (disponível no anexo I do edital) e os demais documentos listados.  

A seleção ocorrerá em três etapas: prova escrita presencial (de 29 de junho a 3 de julho), análise do currículo e entrevista virtual (6 e 7 de julho). O resultado será divulgado no dia 11 de julho. 

Carga horária e atividades
O estágio terá carga horária de 20 horas semanais, e o bolsista exercerá atividades referentes à estruturação do repositório no DSpace, customização do ambiente Open Journal Source (também conhecido como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – Seer) e processamento técnico de material didático-pedagógico e outras mídias de divulgação de material bibliográfico da comunidade do programa.

O valor da remuneração mensal é de R$ 1.165, ao qual é acrescentado auxílio-transporte de R$ 220. A duração do estágio é de 12 meses, a contar do início das atividades, e pode haver renovação, segundo critérios estabelecidos pela legislação vigente e caso haja disponibilidade de bolsa. O estágio também poderá ser suspenso por decisão unilateral da coordenação nacional do Profbio ou por motivo de interesse público ou exigência legal.