Formas de Ingresso

Mestrado profissional em Microbiologia Aplicada prorroga prazo de inscrições

Interessados poderão se cadastrar até 15 de dezembro; curso inaugura nova linha de pesquisa, que é direcionada ao ensino e à aprendizagem

Interessados no Mestrado Profissional em Microbiologia Aplicada podem se inscrever até dia 15 de dezembro Imagem: vecteezy.com (CC BY)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Microbiologia Aplicada, curso de pós-graduação stricto sensu do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

A formação é gratuita, com exceção da taxa de inscrição, no valor de R$ 172,35. O prazo para inscrições foi prorrogado: os interessados poderão se cadastrar até 15 de dezembro. Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no seu edital.

A proposta do curso é atender a demandas específicas do mercado profissional do campo da microbiologia aplicada, como arranjos produtivos na melhoria contínua da qualidade, produtividade e competitividade no desenvolvimento de produtos ou técnicas associadas à inovação biotecnológica.

Quatro linhas de pesquisa são oferecidas: Biotecnologia de alimentos, ambiental e de ambientes especiais; Biotecnologia industrial e de vacinas; Diagnóstico microbiológico e epidemiologiaEnsino em Microbiologia, linha recentemente criada, com ênfase no ensino e na aprendizagem.

Papel dos microrganismos
O Mestrado Profissional em Microbiologia Aplicada é coordenado pela professora Erna Geessien Kroon, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Ela explica que a nova linha de pesquisa, focada no ensino, busca atender a uma demanda de mercado.

“Profissionais da educação devem ser capazes de contribuir para a divulgação de informações sobre o papel dos microrganismos”, afirma. “Em especial, nesses tempos de pandemia e de surgimento de novas doenças, o curso tem o compromisso de contribuir ainda mais para o treinamento dos profissionais da área de educação”, explica.

A seleção será composta de avaliação do pré-projeto de pesquisa, apresentação oral do pré-projeto, seguida de arguição, e exame de currículo e histórico escolar. Das 22 vagas disponíveis, cinco estão reservadas para candidatos que se enquadrem nos critérios da política de ações afirmativas da UFMG.

Outras informações podem ser obtidas na página do curso no site da UFMG, no edital ou pelo e-mail mpmicrobiologia@gmail.com.