Enem

Mídias da UFMG farão cobertura especial do Enem

Rádio e TV levarão ao público informações e análises sobre a prova

Prova anterior do Enem
Detalhe de prova de edição anterior do Enem EBC / Creative Commons - CC BY 3.0

Nos dois próximos domingos, 5 e 12 de novembro, uma equipe de 20 repórteres do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG fará a cobertura da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Belo Horizonte. A transmissão será ao vivo, pela Rádio UFMG Educativa, na frequência 104,5 FM e pela internet. A emissora também fará atualizações em suas redes sociais (Facebook e Twitter). Todo o conteúdo produzido ficará disponível no Especial Enem 2017, hospedado no Portal UFMG.

Os flashes começam às 10h e seguem de hora em hora, ou a qualquer momento da programação. Espalhados por diversos pontos aplicação do Exame na capital, os repórteres reunirão informações e serviços sobre Enem, com ênfase no que é permitido e no que é proibido no dia da avaliação e na movimentação nos locais de prova. Também serão veiculadas conversas com especialistas que abordam as principais mudanças na edição deste ano.
 
Vídeos
Nesta semana, a TV UFMG exibe dois vídeos com conteúdos relacionados ao Enem. O primeiro deles explica a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia de avaliação adotada pelo Ministério da Educação no exame.


O segundo vídeo aborda o nervosismo que pode acometer os candidatos e mostra como funcionam os mecanismos fisiológicos que provocam estados de tensão. O conteúdo também está disponível nas páginas da emissora no Portal UFMG e no Facebook e no seu canal no Youtube.


O exame
O Enem é a principal forma de entrada no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também é pré-requisito para acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A UFMG é uma das universidades que utilizam o Sisu para selecionar estudantes.