Ensino

Em aula magna, Cármen Lucia analisa a realidade brasileira à luz do direito e da literatura

Conferência da ministra do STF será ministrada na próxima segunda-feira

Com o tema Direito e literatura: uma análise interdisciplinar da realidade brasileira, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia Antunes Rocha ministrará aula magna no Auditório Máximo da Faculdade de Direito da UFMG. Organizado pelo Centro Acadêmico Afonso Pena (Caap), o evento ocorrerá na próxima segunda-feira, 4 de abril, a partir das 9h.

“É comum que a ministra Cármen Lúcia faça uso de figuras e de contextos literários em seus argumentos orais e escritos no STF. Sua palestra na UFMG, portanto, vai transitar pelas conexões entre direito e literatura”, comenta a vice-diretora da Faculdade de Direito, Mônica Sette Lopes.

A aula magna terá como debatedora a professora da PUC Minas Márcia Morais, egressa da Faculdade de Letras da UFMG. Os convites podem ser retirados por meio de link disponível no perfil do Caap no Instagram.

Trajetória na UFMG
Cármen Lúcia volta à Casa onde concluiu o mestrado, em 1982. A ministra foi homenageada pela UFMG, em 2016, com a Medalha de Honra, concedida a ex-alunos de destaque. Na ocasião, ela declarou que sua conduta profissional, considerada rigorosa, foi inspirada na atuação de seus professores na UFMG.

“Se vivesse 100 vezes, gostaria de ter sempre os mesmos mestres. Com toda certeza, nunca desistirei de tentar consolidar o sonho de um país mais justo, que eles sonharam antes de mim. Posso não conseguir fazer muito, por conta de meus limites humanos, mas tentarei passar a missão para os que vierem depois”, disse, durante a cerimônia de outorga.

Em 2020, Cármen Lúcia participou do ciclo de conferências Tempos presentes, em que discorreu sobre o tema Universidade, democracia e liberdade de expressão. Na oportunidade, ela destacou a atuação da UFMG no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o que, segundo a ministra, “reforçou a premissa de que o conhecimento deve ser construído em benefício da saúde e da vida humana”.

Cármen Lúcia foi homenageada pela UFMG em 2016
Cármen Lúcia foi homenageada pela UFMG em 2016 Foca Lisboa | UFMG