Ministra Luciana Santos visita CTVacinas e CTNano, no BH-TEC

Antes da visita, titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ministrou aula magna na recepção aos calouros da UFMG

Ana Paula Fernandes, Sandra Goulart e Luciana Santos, em laboratório do CTVacinas Foto: Raphaella Dias | UFMG

Durante passagem pela UFMG para ministrar aula magna na programação de recepção aos calouros do primeiro semestre letivo em 2023, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também visitou, no fim da tarde dessa segunda-feira, 20 de março, as instalações do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). Acompanhada da reitora, Sandra Regina Goulart Almeida, do vice-reitor, Alessandro Fernandes Moreira, e do presidente do BH-TEC, Marco Crocco, Luciana Santos conheceu laboratórios que compõem dois centros de tecnologia (CTs) da UFMG sediados no parque: o CTVacinas e o CTNano.

No CTVacinas, Luciana Santos foi recepcionada pelas professoras Santuza Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas, e Ana Paula Fernandes, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia, que integram a equipe do CT e apresentaram informações sobre o desenvolvimento da SpiN-TEC, primeira vacina totalmente brasileira contra a covid-19, que foi desenvolvida no CT e atualmente se encontra em fase de testes.

“Este o único centro que está desenvolvendo uma vacina genuinamente brasileira. Isso demonstra a autonomia do país. É um orgulho nacional poder consolidar esse processo da SpiN-TEC e dar seguimento ao centro tecnológico de vacinas, que vai desenvolver ainda mais pesquisas em rede para diversos outros desafios, como malária e a doença de Chagas, para que possamos resolver, por conta própria, os problemas de saúde do povo brasileiro”, disse a ministra, referindo-se ao futuro Centro Nacional de Vacinas (CNVacinas), parceria entre a UFMG, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o governo de Minas Gerais.

Marco Crocco, Luciana Santos, Alessandro Moreira e Santuza Teixeira
Marco Crocco, Luciana Santos, Alessandro Moreira e Santuza Teixeira Foto: Raphaella Dias | UFMG

Unidade Embrapii
A coordenadora-geral do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano), Glaura Goulart Silva, professora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, apresentou à ministra Luciana Santos o Laboratório de Síntese de Nanomateriais, um dos 12 que compõem a estrutura do CTNano. Durante a visita, a coordenadora falou, principalmente, sobre as competências do centro em trabalhos com grafeno, área que tem sido muito demandada pela indústria e pela sociedade.

No mês que vem, o CTNano passa a atuar como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) – a quarta sediada na UFMG. Organização social financiada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Embrapii fomenta a inovação nas empresas por meio do apoio à pesquisa e à transferência de tecnologias em altos graus de maturidade.

A TV UFMG também acompanhou a visita de Luciana Santos. Assista.

Hugo Rafael, com informações do MCTI