Saúde

Ministro Marcelo Queiroga visita Centro de Telessaúde da UFMG

Experiência da instituição servirá de referência para implantação de serviço de tele-eletrocardiograma em ambulâncias do Samu

Mnistro Marcelo Queiroga com a reitora Sandra Goulart:
O deputado federal Diego Andrade (à esquerda) com o ministro Marcelo Queiroga e a reitora Sandra Goulart: eletrocardiograma em ambulânciasAssessoria de Comunicação | Hospital das Clínicas da UFMG

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve no Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh nesta sexta-feira, dia 10, para conhecer o Centro de Telessaúde e as ferramentas de saúde digital desenvolvidas pela instituição. A experiência deve servir de referência para projeto que visa implantar sistemas de tele-eletrocardiograma nas ambulâncias do Samu de todo o país, o que ajudará a identificar os riscos cardíacos do paciente já no momento do resgate.

O infarto ainda é a principal causa de morte no país, apesar de existirem terapias e abordagens que poderiam preveni-lo. “O Centro de Telessaúde da UFMG tem mais de uma década de experiência na implantação de redes de infarto e serviço de tele-eletrocardiograma, incluindo o eletrocardiograma de urgência, cujo tempo de resposta é de até 10 minutos. A intenção do ministro é que a gente assuma o serviço de tele-eletrocardiograma nas ambulâncias de suporte avançado de todo o país, o que deve ser acertado com o Ministério da Saúde nos próximos meses”, revelou o professor Antônio Luiz Pinho Ribeiro, chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas.

Na última terça (7), uma portaria do Governo Federal ampliou a Linha do Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio com o objetivo de qualificar as redes de infarto em todo o país. Uma das estratégias é a implantação da telemedicina de urgência em parceria com as universidades públicas, o que possibilitará a especialistas auxiliar, por telecardiologia, os médicos do Samu em atendimento.

“O Ministério da Saúde vai prover o eletrocardiograma e também equipar as ambulâncias e treinar as equipes. Para isso, precisamos dessa inteligência da UFMG. Aqui no HC há um serviço estruturado na área da telecardiologia que conseguiu ampliar o acesso ao eletrocardiograma, favorecendo o diagnóstico de síndromes coronarianas agudas”, disse Queiroga, acompanhado na visita pelo deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), líder da bancada mineira na Câmara dos Deputados.

A superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, Andrea Maria Silveira, e a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, também participaram do encontro. “Foi uma visita muito importante, que representou o reconhecimento do trabalho de excelência que é prestado pelo Centro de Telessaúde e a possibilidade de o HC incorporar novos projetos de abrangência nacional”, disse Andrea. “Somos referência no Brasil em telessaúde e precisamos avançar e expandir essa tecnologia para melhoria da saúde do povo brasileiro. Somos uma universidade pública, e é nosso dever contribuir com o poder público”, destacou Sandra Goulart. 

Expertise
O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas, por meio de modernas tecnologias de informação e comunicação, realiza telediagnóstico nas áreas de cardiologia, oftalmologia e pneumologia. Oferece também teleconsultorias para discussão de casos clínicos entre profissionais de saúde, teleconsultas diretas para casos de covid-19 e tele-educação, por meio de cursos, web-aulas, treinamentos e capacitações a distância. Além disso, desenvolve aplicativos e sistemas de suporte a decisões para pacientes e profissionais de saúde.

Mais de 5,7 milhões de eletrocardiogramas já foram realizados, desempenho que faz do Centro de Telessaúde o Núcleo Especialista do Ministério da Saúde para Tele-eletrocardiografia. Cerca de 100 colaboradores, entre profissionais de saúde, de informática e gestores, atuam em sintonia com as políticas públicas nacionais e estaduais para facilitar o acesso dos pacientes aos serviços de saúde.

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas