Pessoas

Mônica Viegas e Rochel Lago concorrem a prêmio concedido pelas fundações de apoio à pesquisa

Professores da Face e do ICEx representam Minas Gerais por indicação da Fapemig

Mônica Viegas:
Mônica Viegas: economia do bem-estar socialFoto: acervo pessoal

Os professores Monica Viegas, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), e Rochel Montero Lago, do Departamento de Química do ICEx, concorrem ao Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação Professora Odete Fátima Machado da Silveira (edição 2022). A iniciativa é do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Os docentes foram indicados pela Fapemig, a fundação de apoio em Minas Gerais. Mônica Viegas concorre como destaque em Ciências humanas, e Rochel Lago, em Ciências exatas. O resultado da etapa nacional será conhecido ainda em fevereiro, e a cerimônia de premiação será em 23 de março.

O Prêmio Confap reconhece pesquisadores cujo trabalho gerou conhecimento que contribuiu de alguma forma para o desenvolvimento e o bem-estar da população e profissionais de comunicação que tiveram papel importante na aproximação entre a CT&I e a sociedade.

Rochel Lago:
Rochel Lago: transferência de tecnologia em químicaFoto: Amanda Lelis | UFMG

Justificativas
Em sua justificativa para as indicações, a Fapemig ressalta que o professor Rochel Lago é pesquisador 1A do CNPq. Publicou perto de 200 artigos, 95% dos quais com DOI. Coordenou diversos projetos de pesquisa, com destaque para o INCT Midas, ação pioneira na área de química para transferência de tecnologia. Recentemente, tem se dedicado à redação de livros e capítulos com forte impacto na inovação no setor químico.

A pesquisa da professora Mônica Viegas Andrade concentra-se em economia aplicada com ênfase em economia do bem-estar social, e ela atua também em economia da saúde, da criminalidade, avaliação de tecnologias em saúde e avaliação de políticas públicas e desenvolvimento econômico. O material divulgado pela Fapemig enfatiza que Mônica publicou 74 artigos em revistas nacionais e internacionais, cinco livros e, apenas nos últimos cinco anos, 30 artigos.

Destaque e inovação
A premiação é dividida em três categorias: Pesquisador destaque, nas áreas de ciências da vida (biológicas, agrárias e da saúde), ciências exatas (exatas e da terra, engenharias, tecnologia) e ciências humanas (sociais aplicadas, humanas, artes, letras e linguística); Pesquisador inovador (setor empresarial e setor público), e Profissional de comunicação.

Aos agraciados na etapa nacional serão entregues certificados, troféus e valores em dinheiro. Os vencedores em cada subcategoria receberão R$ 10 mil; os classificados em segundo lugar, R$ 6 mil, e em terceiro lugar, R$ 3 mil.

A iniciativa tem patrocínio exclusivo da Finep e apoio do CNPq, ambos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Câmaras e NITs
Foram também indicados pela Fapemig os professores Oswaldo Siqueira, da Universidade Federal de Lavras (Ciências da vida), e Cleudmar Araújo, da Universidade Federal de Uberlândia (Pesquisador inovador, setor empresarial).

A Fapemig contou com o apoio de suas Câmaras de Avaliação de Projetos e de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) mineiros. As Câmaras indicam o pesquisador destaque em sua área do conhecimento e os NITs indicam os nomes para a categoria de Pesquisador inovador. As indicações são recebidas pela Diretoria Executiva da Fundação, que valida e encaminha para o júri da premiação.

Com Assessoria de Comunicação da Fapemig