Meio Ambiente

Montes Claros sediará seminário sobre sociedade, ambiente e território

Encontro será realizado em agosto; submissão de trabalhos vai até o dia 10 de julho

Seminário será realizado no campus da UFMG em Montes Claros, nos dias 8 e 9 de agosto
Seminário será realizado no campus da UFMG em Montes Claros, nos dias 8 e 9 de agosto Foto: Lucas Braga | UFMG

O Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Território (SAT), iniciativa conjunta da UFMG e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promove o I Seminário Interdisciplinar sobre Sociedade, Ambiente e Território, que será realizado nos dias 8 a 9 de agosto de 2024 no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da UFMG no Norte de Minas Gerais.

O seminário é destinado a pesquisadores, professores, formuladores de políticas públicas, pós-graduandos, graduandos e técnicos envolvidos com a temática do planejamento urbano e regional, em conexão com abordagens interdisciplinares no âmbito da sociedade, do ambiente e do território.

Os temas abordados serão divididos em duas linhas de pesquisa: Sociedade e ambiente e Território e desenvolvimento. Todos os trabalhos para apresentação em sessão temática ou de pôster devem ser submetidos on-line neste link. Informações detalhadas sobre as regras para submissão estão disponíveis na página do seminário.

Pós-graduação
O SAT foi criado em 2015, com o propósito de formar profissionais capazes de compreender e analisar a relação entre sociedade, ambiente e território, utilizando metodologias interdisciplinares com o objetivo específico de explorar as dinâmicas sociais, produtivas, ambientais e espaciais nas suas interfaces com o desenvolvimento, os territórios, os programas públicos, as transformações demográficas e as populações rurais e urbanas.

A proposta é estimular o diálogo entre pesquisadores, alunos e profissionais de diferentes matrizes disciplinares para discutir e aprofundar o conhecimento sobre a interface entre os três vértices temáticos centrais e oferecer contribuições para análises e propostas de políticas públicas.