UFMG entrega terceira unidade da moradia universitária em BH

Em cerimônia marcada pela emoção, dirigentes da Universidade e da Fump apresentaram o prédio, que conta com 386 vagas

Fachada da nova moradia da UFMG no bairro Ouro Preto: programa passa a contar mais de 1 mil vagas
Fachada da nova moradia da UFMG no bairro Ouro Preto: programa passa a contar com mais de 1 mil vagas TV UFMG

Os estudantes assistidos da UFMG ganharam 386 novas vagas de moradia em Belo Horizonte. A Universidade e a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) inauguraram na tarde de sexta-feira, 16, no bairro Ouro Preto, a terceira unidade de moradia estudantil – as novas vagas representam aumento de 66% na oferta. Com três blocos e 45 apartamentos divididos em quartos individuais, o complexo conta com sistemas de aquecimento por energia solar e de aproveitamento da água da chuva. Há instalações acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção.

Jaime Ramírez:
Jaime Ramírez: olhar para o futuroFoca Lisboa / UFMG

"Entregamos hoje um equipamento carregado da dimensão do presente, mas com um olhar para o futuro", afirmou o reitor Jaime Ramírez. "É nossa obrigação acolher os estudantes e proporcionar a eles a oportunidade concreta de desenvolver o melhor de sua capacidade, contribuindo para a construção de uma sociedade menos desigual e mais fraterna."

A vice-reitora Sandra Goulart Almeida salientou que a nova unidade é muito mais que um edifício – é um instrumento de inclusão. "Não se faz inclusão sem pensar na permanência dos estudantes que chegam à Universidade", disse. Sandra lembrou que a construção da Moradia Universitária 3 foi iniciada ainda na gestão do reitor Clélio Campolina e da vice-reitora Rocksane Norton, quando a Fump era presidida pelo professor Seme Gebara Neto. Ela agradeceu também à deputada federal Jô Moraes, presente à solenidade, pela destinação de recursos de uma emenda parlamentar para o empreendimento.

Sandra Goulart Almeida: instrumento de inclusão
Sandra Goulart Almeida: instrumento de inclusão Foca Lisboa / UFMG

A UFMG passa a oferecer 1.018 vagas para estudantes em Belo Horizonte. A nova moradia tem 16 mil metros quadrados de área total e 8,3 mil metros quadrados de área construída (dois blocos de apartamentos e um de uso comum). O bloco 1 tem cinco pavimentos, e o bloco 2, quatro. Cada uma das unidades habitacionais tem quartos individuais, sala, cozinha, banheiros e área de serviço. Os prédios contam com seis elevadores. A moradia foi projetada para ser um ambiente adequado ao estudo e ao aprimoramento do desempenho acadêmico.

Muitas mãos e mentes
O professor Tarcísio Mauro Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis, destacou que a Universidade dá mais um passo para realizar um direito dos estudantes e atender a uma grande demanda. "Temos muitos estudantes do interior, de outros estados e até do exterior que contam com a moradia", disse. "E o retorno que temos dos usuários é de reconhecimento da alta qualidade das nossas moradias."

A presidente da Fump, Sandra Bianchet, enfatizou a sensação de missão "bem cumprida" e o resultado de "um esforço de muitas mãos e mentes". Afirmou ainda que a Fump tem know-how de construção de moradias e que a entrega do novo predio é "parte irrevogável de um projeto de universidade". Sandra Bianchet homenageou o professor Walmir Caminhas, pró-reitor adjunto de Graduação e integrante da diretoria da Fundação, pela dedicação no acompanhamento das obras. Emocionado, Walmir Caminhas apresentou a Moradia Universitária 3, descreveu o processo da obra, agradeceu a todos os que colaboraram com o empreendimento e fez menção especial aos operários.

Walmir Caminhas (primeiro plano) e operários que trabalharam nas obras
Walmir Caminhas (primeiro plano) e operários que trabalharam nas obras Foca Lisboa / UFMG

A cerimônia contou com a presença de dirigentes e servidores da UFMG e da Fump e estudantes.  Ao fim, as pessoas percorreram parte das instalações (assista ao vídeo abaixo produzido pela TV UFMG).

Jaime Ramírez afirmou estar tranquilo com relação às prioridades definidas pela sua gestão, que incluíram a assistência estudantil. "No meu último ato público como reitor, tenho o coração cheio de alegria. Aceitamos os desafios e concluímos nosso trabalho. Muito obrigado a todos", disse.

Produção e reportagem: Pablo Nogueira
Imagens: Antônio Soares