Pessoas

Morre a professora Efigênia Ferreira e Ferreira, da Faculdade de Odontologia

Com atuação destacada na área de saúde coletiva, ela foi pró-reitora de Extensão de 2011 a 2014

Efigênia Ferreira e Ferreira:
Efigênia Ferreira e Ferreira tinha forte identificação com a extensão e com a saúde públicaFoto: Arquivo Cevex UFMG

Morreu na madrugada deste sábado, 22 de outubro, aos 75 anos, a professora Efigênia Ferreira e Ferreira, do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia e pró-reitora de Extensão da UFMG no período de 2011 a 2014. Efigênia sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na noite de sexta-feira, quando participava do baile do cirurgião-dentista, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO). Ela receberia uma medalha de honra ao mérito destinada a profissionais de destaque na área.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida lamentou a morte da professora. “Era uma pessoa muito querida, de longa trajetória na UFMG, comprometida com a extensão e com a saúde pública. Fará muita falta”, disse. A identificação com a extensão era uma das marcas da professora, lembra a pró-reitora Cláudia Mayorga, que conheceu de perto o trabalho de Efigênia. “Ela fez um percurso acadêmico em que a extensão funcionava como porta de entrada para o ensino e para a pesquisa. Foi também uma referência do Fórum de Pró-reitores. Dela fica a lembrança da defesa do SUS e da saúde coletiva”, pontuou.

O diretor da Faculdade de Odontologia, Allyson Nogueira Moreira, foi aluno, colega e amigo de Efigênia, que define como uma “pessoa agregadora e serena”. Ele conta que Efigênia foi uma docente muito dedicada, que trabalhou até os 75 anos e se aposentou compulsoriamente. “Desenvolveu relevantes trabalhos científicos, era reconhecida no Brasil e no exterior”, afirma ele. Uma de suas últimas contribuições, conta Nogueira, foi a participação no levantamento epidemiológico de saúde bucal, de abrangência nacional, que é conduzido pela UFMG. “Ela teve de deixar a coordenação do trabalho por causa da aposentadoria, mas continuou trabalhando da mesma forma”, disse.

O velório e sepultamento da professora Efigênia Ferreira e Ferreira ocorrerão na segunda-feira, dia 24, em local e horário que ainda serão definidos, uma vez que seu filho que mora na Austrália está se deslocando para o Brasil.

Trajetória
Graduada em Odontologia pela UFMG em 1969, Efigênia Ferreira e Ferreira era especialista em Saúde Coletiva pela PUC Minas (1981), mestre em Odontologia- Clínica Odontológica (1996) e doutora em Ciência Animal – Epidemiologia (2000) pela UFMG. Professora titular da Faculdade de Odontologia, chefiou o Departamento de Odontologia Social e Preventiva de agosto de 2015 a agosto de 2019 e presidiu a Comissão de Ética do Servidor Público na UFMG de 2015 a 2018.

Além ter coordenado o levantamento epidemiológico nacional em saúde bucal (2019 a 2021), participou durante 16 meses do Projeto Brumadinho-UFMG, compondo a equipe de professores que atuou na avaliação das necessidades decorrentes do desastre da barragem da Vale na Mina do Córrego do Feijão.

Em 2016, Efigênia concedeu uma longa entrevista à equipe da Pró-reitoria de Extensão, na qual falou sobre o seu trabalho docente e sua identificação com a extensão e com a saúde pública. A entrevista está publicada na página do Centro Virtual de Memória da Extensão (Cevex).