Pessoas

Morre a professora Graça Paulino, que atuou na Fale e na FaE

Ela foi estudiosa do impacto da revolução digital na literatura

Graça Paulino: literatura e educação
Graça Paulino: literatura e educação Editora UFMG / Facebook

Foi sepultado na tarde desta segunda-feira, 5 de agosto, no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, o corpo da professora Maria das Graças Rodrigues Paulino, que era associada da Faculdade de Educação e também atuou como docente na Faculdade de Letras.

“Foi uma pesquisadora competente, dedicada e que exerceu papel importante no estudo da  relação entre teoria da literatura, educação e formação de professores”, afirma a professora Eneida Maria de Souza, com quem trabalhou na Faculdade de Letras.

Graça Paulino, como era conhecida na UFMG, foi uma das organizadoras da obra Livros e telas, publicada pela Editora UFMG, considerada fundamental para a compreensão dos impactos da revolução digital na literatura.

Trajetória
Licenciada em Letras e mestre em Literatura Brasileira pela UFMG, Graça Paulino era doutora em Teoria Literária pela UFRJ, com estágio pós-doutoral em Antropologia e Educação na PUC-Rio. De 1973 a 1994, foi professora de Teoria da Literatura e Semiótica na Faculdade de Letras da UFMG e atualmente era docente associada aposentada na Faculdade de Educação (FaE). Seus campos de atuação acadêmica contemplavam formação de leitores, leitura, ensino de literatura, leitura literária e letramento. Também foi pesquisadora do Ceale/FaE, com bolsa de produtividade do CNPq.