Pessoas

Morre a professora Maria Martha de Carvalho, da Ciência da Informação

Ela dirigiu a Unidade de 1964 a 1973

Professora contribuiu para a consolidação do status universitário do curso de Biblioteconomia
Maria Martha de Carvalho contribuiu para a consolidação do status universitário do curso de Biblioteconomia Arquivo pessoal

Faleceu nesta terça-feira, 8, em Belo Horizonte, a professora Maria Martha de Carvalho, aposentada da Escola de Ciência da Informação (ECI). O sepultamento foi realizado na manhã desta quarta-feira, no Cemitério do Bonfim.

Maria Martha de Carvalho foi a segunda diretora da Escola, com mandato de 1964 a 1973, tendo exercido importante papel na consolidação do curso de Biblioteconomia. De acordo com a diretora da ECI, professora Terezinha de Fátima Carvalho de Souza, Martha de Carvalho também teve relevante participação nas associações e conselhos da categoria.

“Ela foi a primeira presidente da Associação Brasileira de Ensino de Biblioteconomia e Documentação, hoje Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação e participou dos conselhos regional e federal de Biblioteconomia”, destaca Terezinha de Souza.

Em entrevista ao número especial da revista Perspectivas em Ciência da Informação, publicada na em 2010, durante as comemorações dos 60 anos da Escola, a professora relata desde seus primeiros contatos com a Biblioteconomia, quando ingressou como aluna em 1951, até sua experiência como diretora da Unidade, depois do mandado da fundadora do curso, Etelvina Lima.

“Durante mais de três horas, tivemos o prazer de ouvir a professora Martha discorrer sobre sua vasta experiência à frente de uma Escola que ela soube conduzir com pulso forte, competência e sabedoria”, comenta o professor Paulo da Terra Caldeira. A entrevista, intitulada A imprescindível gestão da Professora Maria Martha de Carvalho (1964-1973) na consolidação da Escola de Biblioteconomia da UFMG, pode ser lida na internet.