Pessoas

Morre Ângela Vidigal, do Departamento de Matemática e ex-coordenadora da Copeve

Professora escreveu livros didáticos que contribuíram para a formação de estudantes de graduação

Ângela Vidigal: referência no ensino de álgebra
Ângela Vidigal: referência no ensino de álgebra Foto: Arquivo familiar

Foi sepultado nesta quinta-feira, dia 16, no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte, o corpo da professora Ângela Maria Vidigal Fernandes, vinculada ao Departamento de Matemática do ICEx. Ângela Vidigal, de 75 anos, estava hospitalizada há cerca de três semanas e lutava há alguns anos contra o Mal de Alzheimer e uma doença renal congênita.

Mestre em matemática pela própria UFMG, Ângela Vidigal foi professora do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) de 1978 a 2003. Em meados dos anos 1990, ela ocupou o cargo de coordenadora da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) durante a gestão do ex-reitor Tomaz Aroldo da Mota Santos.

“Animada”, “cheia de vida” e “generosa” são algumas das características atribuídas a Ângela Vidigal por colegas do Departamento de Matemática. Uma das mais próximas, a professora Maria das Graças Gomes Barbosa, madrinha de sua filha Lucila, conta que construiu com Ângela uma amizade de mais de 50 anos. “Foi uma pessoa muito especial, ajudava todo mundo”, relata a professora.

As duas se conheceram nos anos 1970. “Entrei na UFMG para substituir a Ângela, que estava em licença maternidade. De substituta, virei parceira e amiga dela”, afirma. Ângela e Maria das Graças escreveram juntas o livro Matemática e você, obra didática para o ensino fundamental (6º ao 9º ano). Mesmo aposentadas, continuaram se encontrando regularmente – “aonde uma ia, a outra também estava lá” –, em cursos e atividades ministradas em escolas, inclusive no interior do estado, ou em episódios pessoais marcantes das duas, como festas de aniversário e nascimento de netos. “Dividimos todos os nossos momentos, bons e ruins: separação, perda de pai e mãe, viuvez”, relembra Maria das Graças Gomes.

Álgebra
Outra amiga, a também professora Maria Cristina Costa Ferreira, afirma que Ângela Vidigal deixou uma “grande contribuição para a UFMG e para o ensino da matemática”. Juntamente com outros quatro professores – Dan Avritzer, Eliana Farias e Soares, Hamilton Prado Bueno e Marília Costa de Faria –, as duas propuseram, ainda nos 1970, a primeira disciplina em Álgebra elementar, destinada aos alunos de bacharelado e licenciatura dos cursos de Matemática. A iniciativa desdobrou-se no livro Fundamentos de álgebra, lançado pela Editora UFMG em 2005. Uma edição atualizada veio quatro anos depois. Atualmente, a obra está esgotada. Segundo Cristina Costa Ferreira, uma terceira edição chegou a ser proposta, mas acabou não indo ao prelo em decorrência da saúde já debilitada da professora Ângela Vidigal.

Ângela Vidigal deixa as filhas Larissa, Lucila e Letícia e os netos Felipe, Henrique, Maria Eduarda e Maria Helena.