Pessoas

Morre Elias Antonio Jorge, ex-presidente da Apubh

Professor do DCC era expoente do movimento sindical docente em Minas Gerais

Elias Antonio Jorge presidiu a Apubh em dois mandatos
Elias Antonio Jorge teve participação destacada no movimento sindical docente universitárioSite da Apubh

Faleceu nesta sexta-feira, dia 11, o professor aposentado Elias Antonio Jorge, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e presidente do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e OuroBranco (Apubh) em duas gestões:1987 a 1989 e 1989 a 1991.

O corpo do professor será velado neste sábado, 12, a partir das 14h, na capela 4 do Parque Renascer Cemitério e Crematório, em Contagem (Via Manoel Jacinto Coelho Júnior, 1800, Chácara Boa Vista). A cerimônia de cremação está marcada para 17h30.

Em nota publicada no portal da Apubh, a direção da entidade destacou que “o nome de Elias Antônio Jorge se mistura ao da própria história deste sindicato e também da UFMG. É uma figura emblemática nas trincheiras de luta em defesa dos direitos dos professores da UFMG e da Universidade brasileira. Elias lutava e lutou até o fim pelo reconhecimento da relevância da categoria docente como agente de formação, desenvolvimento e promoção da população brasileira, da ciência, da educação e da tecnologia de uma nação".

Com formação em matemática, Elias Jorge também foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e era doutor em Educação pela USP. Em 2013, Jorge fez uma análise histórica do movimento de valorização e de construção da carreira do docente universitário em entrevista ao Programa Interconexão Brasil, apresentado pelo professor Domingos Giroletti e exibido pelo canal BH News TV.