Institucional

Morre Nassim Calixto, pioneiro nos estudos de glaucoma no Brasil

Corpo será velado e sepultado nesta sexta-feira, no Cemitério Parque da Colina

Professor Nassim Calixto discursa durante a cerimônia de entrega da Medalha Cícero Ferreira, em 2013
Professor Nassim Calixto discursa durante a cerimônia de entrega da Medalha Cícero Ferreira, em 2013 Bruna Carvalho / Faculdade de Medicina

Faleceu nesta quinta-feira, dia 5, aos 91 anos, o professor emérito Nassim Calixto, do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Seu corpo será velado nesta sexta-feira, 6, a partir das 7h, na capela 2 do Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte. O sepultamento está marcado para 13h.

Médico oftalmologista, Nassim Calixto graduou-se, em 1952, na Faculdade de Medicina, onde também se especializou, em 1955. Ele ingressou na Unidade como docente, em 1959, e concluiu doutorado, em 1967. Autor de vários trabalhos sobre saúde dos olhos, Calixto foi o primeiro brasileiro a abordar a Síndrome de Fuchs, um tipo de inflamação. 

O glaucoma, no entanto, era a principal especialidade do oftalmologista. “Ele foi pioneiro no estudo de glaucoma e fundou o Laboratório de Glaucoma na Faculdade de Medicina. Era reconhecido como uma das maiores autoridades da oftalmologia brasileira e do mundo. Ele participou de estudos complexos de reconhecimento mundial. Além disso, Nassim formou várias gerações de oftalmologistas em Minas Gerais", testemunha o professor Manoel Otávio da Costa Rocha, amigo e colega de Nassim, em depoimento ao Portal da Faculdade de Medicina

Nassim Calixto trabalhou por mais de 60 anos no Hospital São Geraldo e continuou atendendo pacientes e orientando estudantes mesmo após a sua aposentadoria. Em 2008, foi agraciado com o título de Professor Emérito da UFMG. Cinco anos depois, ele recebeu a Medalha Cícero Ferreira, criada durante as comemorações do centenário da Faculdade de Medicina para reconhecer o mérito profissional de professores e servidores técnico-administrativos da Casa.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina