Pessoas

Morre o professor Alcino Lázaro da Silva, da Faculdade de Medicina

Referência em cirurgia gastroenterológica, ele desenvolveu uma conhecida técnica de correção de hérnia incisional

Alcino Lázaro
Alcino Lázaro: contribuições no campo da cirurgia gastroenterológicaBruna Carvalho | Faculdade de Medicina da UFMG

Morreu nesta quarta-feira, 30 de março, aos 86 anos, o professor Alcino Lázaro da Silva, da Faculdade de Medicina da UFMG, uma das maiores referências brasileiras em cirurgia gastroenterológica. Seu corpo será velado nesta quinta-feira, 31, das 7h às 16h30, no cemitério municipal de Guaranésia, cidade do Sul de Minas onde nasceu.

Vinculado ao Departamento de Cirurgia da Unidade, Lázaro recebeu o título de professor emérito em 2006, ano em que se aposentou. Formado em Medicina na própria UFMG, na turma de 1959, ingressou como docente da Universidade em 1973. Alcino Lázaro foi responsável pelo desenvolvimento de uma técnica de correção de hérnia incisional batizada com o seu nome.  

Ao longo das seis décadas de dedicação à Medicina, Alcino Lázaro recebeu dezenas de prêmios e homenagens, entre as quais a Grande Medalha da Inconfidência, a Grande Medalha de Mérito da Saúde e a Medalha de Ordem do Mérito Legislativo. Foi autor ou organizador de vários livros de referência nas áreas de cirurgia geral, cirurgia de urgência e cirurgia gastroenterológica, além de obras de literatura e de memórias. 

Alcino Lázaro era pai da professora Beatriz Deotti, também do Departamento de Cirurgia.

Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina