Pessoas

Morre Edgard Carvalho Silva, ex-diretor da Faculdade de Odontologia

Velório está sendo realizado no Cemitério do Bonfim; sepultamento será às 16h

Edgard Carvalho Silva com a esposa Marina Alvarenga
Edgard Carvalho Silva com a esposa Marina Alvarenga Carvalho SilvaAcervo da família

O professor emérito da UFMG Edgard Carvalho Silva, referência da odontologia brasileira, morreu na noite desta sexta-feira, 19, em Belo Horizonte. Ele tinha 95 anos e sofreu uma depressão cardiorrespiratória que ocasionou falência múltipla dos órgãos. Seu corpo está sendo velado no Cemitério do Bonfim, onde será sepultado ainda neste sábado, 20, a partir das 16h.

Natural de Prados (MG), Edgard Carvalho Silva formou-se em Odontologia pela UFMG em 1946. Foi professor da Faculdade de Odontologia durante 35 anos e diretor da Unidade de 1986 a 1989. Célebre por suas cirurgias buco-maxilo-faciais – que corrigem a posição de dentes e ossos da face –, Edgard era muito querido pela comunidade acadêmica e por seus colegas odontólogos. Foi professor voluntário na UFMG durante quatro anos e incentivador de suas políticas de inclusão, chegando a ser padrinho e conselheiro da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

O cirurgião, que trabalhou assiduamente até os 90 anos, presidiu a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e foi um dos fundadores e primeiro presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais – seu registro profissional era o CRO-MG 15. No ano passado, Edgard Carvalho lançou seu primeiro e único livro: Obstinação e sonho – memórias de um cirurgião-dentista.

“Eu nunca saí daqui. Nunca tirei o pé de Belo Horizonte para estudar a especialidade que escolhi”, disse Edgard Carvalho, em depoimento ao hotsite criado para celebrar os 90 anos da UFMG. Ele também foi personagem da série de vídeos gravados pela TV UFMG e exibidos durante as comemorações. Edgard Carvalho Silva deixou a esposa, Marina Alvarenga Carvalho Silva, nove filhos, 19 netos e 10 bisnetos.