Pessoas

Morre o professor Fernando Massote, da Fafich

Corpo está sendo velado no Cemitério Parque da Colina; sepultamento será às 16h

Fernando Massote
Fernando Massote era cientista político e autor de tese sobre a explosão social de CanudosArquivo pessoal / Facebbok

Morreu neste domingo, 1º de julho, aos 75 anos, em decorrência de pneumonia, o professor Fernando Massote, aposentado da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. Massote era casado com a professora Carmen Dulce Diniz Vieira, aposentada do Departamento de Comunicação Social da Fafich.

Cientista político, estudou na Université Catolique de Louvain (Bélgica) e fez doutorado em Ciências Políticas na Universitá Degli Studi di Urbino (Itália), onde defendeu a tese A explosão social do Sertão de Canudos, em 1981.

Massote escreveu os livros  A história pela metade: cenários de política contemporânea, publicado em 2005, e Viagem ao sertão e outras memórias, lançado em 2016, obra em que relatos de sua trajetória pessoal se misturam a análises do processo histórico nacional e internacional da segunda metade do século 19 aos dias atuais. Fundou o Movimento das Associações de Bairro de Campo Belo (MG).

O amigo Paulo Roberto Barbosa, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), conta, em sua página no Facebook, que Massote integrou movimentos políticos de esquerda na juventude, em Campo Belo, sua cidade natal. “Depois do golpe de 64, foi preso diversas vezes, exilou-se na Bélgica e, depois, na Itália”.

De volta ao Brasil nos anos 1980, tornou-se professor de ciência política na UFMG. “Teve uma atuação marcante na Universidade, posicionando-se de maneira decisiva em momentos nevrálgicos da história da instituição. Trabalhou, também, por muito tempo, como articulista do jornal Estado de Minas”, comenta Barbosa. "Massote jamais curvou-se ao arbítrio, ou à tacanhez das ideias prontas. Em anos recentes, empreendeu, junto com a mulher e jornalista Carmen Vieira, uma luta ferrenha contra os condomínios que se apropriam de terrenos públicos."