Pessoas

Morre Orestes Diniz Neto, ex-diretor da Fafich

O corpo do professor será velado na manhã deste domingo, dia 20, no Memorial Zelo, no bairro Gutierrez

Orestes:
Orestes: estilo de gestão que valorizava o procedimentoFoca Lisboa / UFMG

Morreu na tarde deste sábado, dia 19, em Belo Horizonte, aos 61 anos, o professor Orestes Diniz Neto, do Departamento de Psicologia e ex-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). Ele lutava há dois anos contra um câncer de intestino. Seu corpo será velado neste domingo, dia 20, das 10h às 12h, no Memorial Zelo (capela 7), localizado na Avenida do Contorno, 8.657, no bairro Gutierrez, em Belo Horizonte.

Orestes Diniz Neto dirigiu a Fafich entre junho de 2016 e o primeiro semestre de 2019, quando se licenciou para o tratamento do tumor, diagnosticado em 2018. Seu companheiro de mandato era o professor Bruno Reis, atual diretor da Unidade. “Ele me ligou ‘do nada’ e me convidou para ser vice em sua chapa. A gente não tinha muita proximidade, e eu indaguei a razão da escolha – mas até hoje eu não sei”, disse ele, em conversa com o Portal UFMG.

Durante os dois anos e meio em que atuaram juntos na gestão, o relacionamento, obviamente, se estreitou. “Orestes elevou o padrão de gestão na Fafich. Ele tinha um estilo que valorizava o procedimento. Era uma marca dele como servidor público. Isso foi muito importante, pois ajudou a aplacar certas ansiedades em um período muito difícil da história da Fafich”, conta Reis.

Liderança agregadora
Muito abalada com a morte de Orestes Diniz, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida enalteceu a “conduta institucional ímpar” do professor. “Era uma pessoa afável, acolhedora, agregadora, que demonstrou grande liderança à frente da Fafich”, disse ela, acrescentando que Orestes também “manteve uma interlocução muito profícua com a Administração Central".

No seu discurso de posse na Fafich, em junho de 2016, Orestes Diniz destacou sua ligação histórica com a Unidade, onde ingressara como estudante no fim dos anos 1970. “Passei minha vida adulta aqui. Conheço a história da Fafich, e é uma honra enorme chegar a esse cargo”, declarou. Na época, ele lembrou que a UFMG e o país compartilhavam os mesmos problemas, e era necessário “contribuir sinergicamente em sua solução".

Professor associado da UFMG, Orestes Diniz Neto era graduado (1984) e mestre (1993) em Psicologia pela UFMG. Em 2005, concluiu doutorado em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuava nas áreas de psicoterapia, abordagem sistêmica, família e casal.

O professor era divorciado e deixou dois filhos: Mariana, psicóloga formada pela PUC Minas e estudante da especialização em Psicologia Clínica na UFMG, e Gabriel, estudante de Psicologia na PUC Minas.