Pessoas

Velório terá início às 14h30, no cemitério Parque da Colina

Carlo Fattini:
Carlo Fattini: 'verdadeiro educador'Foto: acervo familiar

Morreu o professor Carlo Américo Fattini, ex-diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), de 1979 a 1982, e ex-vice-reitor da UFMG (1986-1990). Ele sofria do Mal de Alzheimer e estava sob cuidados médicos, em casa, há quase uma década. Morreu, aos 89 anos, no hospital, de insuficiência respiratória decorrente da doença degenerativa.

O corpo do professor será velado hoje (quarta, 28), das 14h30 às 16h30, e cremado no Cemitério Parque da Colina (Rua Santarém, 50, bairro Nova Cintra), em Belo Horizonte.

Fattini, que era médico, foi vinculado ao Departamento de Morfologia e estava aposentado. Foi também fundador da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), em Vespasiano. Entre outras realizações, é autor do livro Tratado de anatomia humana, grande referência didática na área, ao lado do professor José Geraldo D’Angelo. Aposentou-se da UFMG no final da década de 1990, depois de 40 anos de trabalho na instituição.

Ex-aluno de Carlo Fattini na Faculdade de Medicina da UFMG e sempre muito próximo a ele, o professor da Unidade Marcio Alberto Cardoso ressaltou a competência e humanidade do mestre. "Ele foi um verdadeiro educador, e eu o tinha como um pai adotivo, na vida e na academia", afirmou.

Fattini era reconhecido como um líder carismático, “daquele tipo que apenas deixa fluir sua atenção e recebe com tranquilidade e paciência o gesto e a palavra do interlocutor”, declarou em seu blog o ex-aluno Flávio de Andrade Goulart.

'Ele vibrava com cada conquista'
Carlo Américo Fattini deixa a viúva Natália, a filha Fernanda e um neto. "Meu pai dedicou a vida à universidade. Foi monitor de anatomia e nunca mais deixou a sala de aula", relata Fernanda Fattini. "Ele amava o que fazia, e seu maior desejo era inspirar profissionais da saúde a exercer suas funções com amor, cuidado e respeito ao paciente. Vibrava com cada conquista na área administrativa. Acredito que inspirou muita gente e permanecerá vivo na memória de muitos alunos. Sempre foi exemplo para mim de seriedade, ética e comprometimento."

Com Assessoria de Comunicação do ICB