Morre professor Marcelo Pimenta Marques, da Filosofia

Marcelo Pimenta Marques

Morreu nesta quarta-feira, 3, aos 60 anos, o professor Marcelo Pimenta Marques, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

Cerimônia de despedida será realizada nesta quinta-feira, 4, às 15h, no crematório do cemitério Parque da Colina.

Marcelo Marques era professor titular do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia, nos quais desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e administração, tendo formado gerações de mestres e doutores, desde 1992, quando ingressou como docente na Universidade.

“Dele guardaremos a lembrança de um professor apaixonado pelo seu ofício, de um orientador que dispensava a cada orientando uma atenção particular, promovendo-os em toda ocasião, de um administrador que não media esforços para tornar exequível cada projeto e solucionar todo problema”, diz nota divulgada pelo Grupo Filosofia Antiga UFMG.

“Através de seus numerosos artigos, traduções e livros, temos certeza de que o seu legado continuará a nos inspirar em nossas jornadas pelas sendas da Filosofia”, acrescenta o texto.

Trajetória
Bacharel e mestre em Filosofia pela UFMG e doutor pela Université Marc Bloch de Strasbourg (França), Marcelo é autor e coautor de vários livros, entre os quais Platão, pensador da diferença, pela Editora UFMG. Organizou o volume Teorias da Imagem na Antiguidade e idealizou a coleção Contraposições, ambos publicados pela editora Paulus.