Extensão

Mostra do Teatro Universitário recebe inscrições de cenas curtas

Evento é aberto a estudantes do próprio TU e de outros cursos de formação de Minas Gerais

A Mostra de Cenas Curtas do Teatro Universitário UFMG (Mostratu) chega à sua sétima edição mantendo o compromisso de cultivar os valores da arte teatral e de oferecer oportunidades de investigação, criação e experimentação para artistas emergentes. As inscrições estão abertas até 3 de setembro, no site A Teatra Universitária

A mostra é aberta a estudantes do Teatro Universitário UFMG e de escolas de formação artística de cursos livres, profissionalizantes, técnicos e de graduação em todo o estado de Minas Gerais. As cenas selecionadas serão apresentados no Teatro Universitário, no campus Pampulha, de 16 a 20 de outubro.

Neste ano, a mostra lançou um edital com o objetivo de aprimorar a experiência dos participantes e fortalecer o seu compromisso com a excelência artística. O principal destaque é a reserva de vagas para proponentes negros. Além disso, 50% das cenas selecionadas deverão ser feitas por estudantes do Teatro Universitário (TU). As demais propostas podem ser apresentadas por grupos de outras escolas. Além disso, metade das pessoas em cena de cada proposta deve também atender o requisito racial.

Sob direção e produção estudantil, da coletiva ATU — A Teatra Universitária, e com apoio do TU, a mostra consolida-se como espaço de experimentação e expressão, proporcionando aos artistas um ambiente propício para explorar novas perspectivas e narrativas.

A Teatra Universitária e o Teatro Universitário
A Teatra Universitária (ATU), realizadora da Mostratu, foi formada durante a pandemia por estudantes do TU com o objetivo de criar e fortalecer redes de artistas em formação. 

Com 70 anos de história, o Teatro Universitário da UFMG oferece formação profissional em teatro em nível técnico e desenvolve projetos de pesquisa e de extensão. O curso técnico em teatro tem duração de dois anos e se encerra com a realização de um espetáculo teatral.

Siga a Mostratu no Instagram

Serão selecionados trabalhos na linguagem do Teatro, da Dança, do Circo e da Performance que tenham sido criados por estudantes
Estudantes do TU em edição anterior da Mostratu
Foto: Iara Letícia |TU Produção e Memória