Extensão

Mostra fotográfica no Espaço do Conhecimento exibe olhares de jovens do bairro Confisco

Confisco

Divulgação

A fachada digital do Espaço do Conhecimento da UFMG projeta a partir de hoje, 12 de abril, a exposição Confisco pelo Confisco, composta de fotografias produzidas por estudantes do sétimo ano da Escola Municipal Anne Frank, no bairro Confisco. A mostra, em cartaz até o dia 30 deste mês, será exibida nos painéis das 18h às 22h.

Nos limites de Belo Horizonte, entre a região da Pampulha e o município de Contagem, olhares atentos e curiosos inundaram as ruas do bairro Confisco. Os jovens moradores experimentaram, por meio das lentes de suas câmeras, espaços antes pouco conhecidos ou ignorados de onde vivem.

A violência e o descaso, elementos centrais nas narrativas que caracterizam o local, deram lugar a novas formas de conferir sentido ao bairro e a seus moradores. Afeto, solidariedade, conhecimento e resistência figuram no vocabulário dos jovens do Coletivo Fotógrafos Frank, que produziram as 50 imagens de variados locais da região que compõem a mostra.

O trabalho é resultado do projeto Entre o diário e a história em quadrinhos: estudantes construindo a história de um bairro, em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Imagem (Ninfa/UFMG).

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento da UFMG