Mostra Sua UFMG

Mostra Sua UFMG apresenta a Universidade a futuros estudantes

Programação está sendo transmitida pelo canal da UFMG no YouTube até sexta-feira, 25 de novembro

Estudantes da educação básica no gramado em frente a Reitoria, na edição presencial da mostra, em 2019
Estudantes da educação básica no gramado em frente a Reitoria, em edição presencial da mostra, em 2019 Foto: Raphaella Dias | UFMG

Experiências imersivas, oficinas e exposições são algumas das atividades que compõem a Mostra Sua UFMG em 2022. A programação, gratuita e totalmente on-line, segue até a próxima sexta-feira, 25 de novembro, com o objetivo de apresentar a Universidade aos estudantes de ensino médio que desejam ingressar em um dos 91 cursos de graduação oferecidos pela UFMG. Para propiciar maior interação entre participantes e profissionais que trabalham na instituição, as atividades serão transmitidas ao vivo no canal da UFMG no YouTube.

A Mostra Sua UFMG é organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), com o apoio das demais pró-reitorias, diretorias, coordenadorias e núcleos que compõem a Administração Central da Universidade, além dos colegiados de cursos de graduação. O evento teve início em 2004, com o nome Mostra das Profissões, mantido até 2017. Após reformulação, foram adotados, em 2019, novo nome e novo formato.

Segundo o pró-reitor de Graduação da UFMG, Bruno Teixeira, a mudança ampliou o escopo do evento, e o nome, Sua UFMG, passou a ser “um convite para que toda a comunidade se aproprie da Universidade”. “Por meio da Mostra, as pessoas que visitam a UFMG podem conhecer, além dos cursos de graduação, a forma como eles estão associados e integrados a atividades de pesquisa e extensão”, afirma.

Dos 91 cursos de graduação da UFMG, 85 são ministrados em Belo Horizonte, e seis, em Montes Claros. Anualmente, a Universidade distribui 6.740 vagas para essas formações. Além de utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal meio de ingresso nos cursos de graduação, a UFMG também promove seleção para nove cursos da área das artes por meio do Vestibular de Habilidades e três processos seletivos específicos para cursos de licenciatura. Segundo Bruno Teixeira, ao receber, a cada ano, milhares de ingressantes da graduação, a Universidade tem a oportunidade de “se renovar e ser transformada por cada um desses novos estudantes”.

“Ao longo dos últimos anos, vale destacar, a UFMG passou por muitas transformações, em razão do aumento do número de vagas em cursos do período noturno, que hoje reúnem 35% do total de vagas, do aumento do número de cursos, do número de vagas e, especialmente, a partir de 2009, dos processos seletivos de políticas de ações afirmativas, que têm tornado a Universidade mais inclusiva e mais parecida com o nosso país”, destaca.

Amplitude de atuação
Para a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a mostra é uma oportunidade de mostrar para futuros estudantes da UFMG parte do trabalho desenvolvido pela Universidade. “É um momento para mostrar um pouco do tanto que a UFMG faz. Essa instituição que nos dá tanto orgulho, que forma pessoas, que desenvolve pesquisas de ponta e também atende à comunidade externa, por meio de importantes parcerias com a sociedade e com os órgãos públicos”, diz.

Segundo a reitora, a UFMG trabalha para oferecer aos ingressantes uma educação de qualidade, que transcende a formação para uma profissão. "Nosso objetivo é formar também cidadãos mais comprometidos com a nossa sociedade e com o nosso país. Ao longo da programação, os estudantes vão perceber que, na UFMG, se faz inovação de ponta e que os nossos cursos procuram sempre promover essa visão bastante inovadora do ensino e da aprendizagem, para que os estudantes possam ter opções e construir o próprio percurso ao longo da trajetória na Universidade”, afirma.

Programação
Nesta edição da Mostra Sua UFMG, os participantes poderão conhecer a estrutura dos 91 cursos de graduação e acompanhar discussões sobre as perspectivas do mercado de trabalho para cada um deles. Além disso, os visitantes também vão acompanhar, por meio de mostras virtuais, motion graphics e passeios aéreos, as oportunidades que a UFMG oferece, como os projetos de pesquisa, de extensão e de mobilidade, as atividades esportivas e culturais, as políticas de inclusão e assistência estudantil, entre muitas outras possibilidades.

As atividades imersivas, disponíveis no site da mostra, incluem Exposição interativa (um passeio na galeria de artes do saguão da Reitoria, com exposição de quadros artísticos e esculturas 3D de prédios da UFMG), Narrativas 360º (fotografias e passeios virtuais em vídeos, com depoimentos de estudantes egressos, professores e funcionários sobre suas lembranças relacionadas à Universidade), Passeios aéreos (por meio de imagens dos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros captadas por drones) e o jogo interativo #EuNaUFMG.

Captura de tela do jogo #EuNaUFMG, disponível no site do evento
Captura de tela do jogo #EuNaUFMG, disponível no site do evento Reprodução

As demais palestras com foco nos cursos e mercado de trabalho serão transmitidas nos períodos da manhã e da tarde, no canal da UFMG no YouTube. O encerramento será na sexta, 25, às 17h, com a roda de conversa Pergunte ao veterano, durante a qual egressos da UFMG responderão dúvidas dos futuros ingressantes. A programação detalhada pode ser consultada no site da Mostra Sua UFMG. Também é possível acompanhar o evento por meio de perfis no Instagram e no TikTok.

Veja um dos passeios aéreos disponíveis no site da mostra:

Hugo Rafael