Ensino

Mostra Sua UFMG começa nesta segunda-feira

Mesa com ex-alunos que se destacam no mercado de trabalho é novidade da programação, que será virtual

Campus Pampulha:
Campus Pampulha: atividades da Mostra Sua UFMG apresentam aos estudantes os cursos e  o funcionamento da universidadeFoca Lisboa | UFMG

Na próxima segunda-feira, 31, terá início mais uma edição da Mostra Sua UFMG, evento que apresenta a Universidade e seus 91 cursos de graduação a estudantes e escolas de educação básica de todo o país. Neste ano, a programação, que segue até 4 de fevereiro, será totalmente virtual, transmitida pelo canal da UFMG no YouTube. Haverá 13 mesas para bate-papo com os representantes de todos os cursos, exposição interativa, passeios virtuais imersivos, depoimentos, minicursos e um jogo virtual que apresenta o universo da UFMG.

Na abertura da Mostra, na segunda-feira, às 9 horas, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, e o pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira, apresentarão os números da UFMG e sua avaliação por rankings diversos, além dos prêmios concedidos à instituição. O Ars Nova – Coral da UFMG fará apresentação com repertório preparado para a exposição Sertão mundo, do Espaço do Conhecimento UFMG.

Benigna Oliveira lembra que a Mostra sempre foi um momento muito festivo para a Universidade e, em sua última edição presencial, em 2019, reuniu cerca de 30 mil jovens. Ela acredita que as atividades ofertadas de forma remota conseguem reproduzir a atmosfera de acolhimento para os estudantes. “A Mostra virtual já era uma demanda dos estudantes, que relatavam a dificuldade de visitar todos os espaços quando vinham presencialmente ao campus Pampulha. Além disso, estudantes de outras cidades ou estados podem também, dessa maneira, conhecer a UFMG”, disse.

A novidade da programação deste ano é a mesa Pergunte ao veterano: o que a UFMG te proporcionou?, que encerra o evento na sexta-feira, 4, a partir das 17h. A mesa vai reunir egressos da UFMG que se destacam no mercado de trabalho ou em suas áreas de atuação, como as estudantes Ana Duarte e Isabelly Morais, ex-alunas, respectivamente, dos cursos de Ciências Biológicas e Jornalismo.
 

Ana Duarte: divulgação científica nas redes sociais
Ana Duarte: divulgação científica nas redes sociais Arquivo pessoal

Do laboratório para o TikTok
Quando Ana Duarte ingressou no curso de Ciências Biológicas, ela não imaginava que, pouco tempo depois de se formar, haveria mais de 2 milhões de pessoas interessadas em seus vídeos de observação de insetos, objetos, plantas e comidas no microscópio. Desde muito nova, ciências sempre foi a sua matéria preferida na escola, mas ela não tinha certeza se faria a graduação na área porque achava que o mercado de trabalho poderia ser difícil. 
 
“Foi visitando a  Mostra, no campus da UFMG, que eu percebi que era aquilo que eu queria para a minha vida. Já no primeiro período do curso de Ciências Biológicas, quando observei um carrapato pelo microscópio, tive certeza que havia feito a escolha certa”, conta.

A combinação da biologia com a comunicação ocorreu de forma natural. Ana sempre gostou de gravar seu dia a dia e de produzir pequenos vídeos. No final do curso, no dia da apresentação de seu TCC, ela decidiu postar um vídeo na rede social TikTok enquanto usava um microscópio. Um ano depois, Ana já tinha 400 mil seguidores na rede social e, no final do ano passado, venceu na categoria Aprenda do TikTok Awards, premiação que destaca os maiores produtores de conteúdo da plataforma.

“Hoje eu vivo disso, minha renda vem da divulgação científica que eu faço por meio de conteúdo nas redes sociais. Tive uma formação de muita qualidade na UFMG e sinto que tenho a responsabilidade de levar o conhecimento que adquiri para outras pessoas, principalmente em uma época com tanta notícia falsa circulando nas redes. O alcance das minhas postagens é muito grande, e sei da importância de divulgar informação com uma linguagem fácil e acessível.”
 
Ana Duarte ressalta que nada teria sido possível sem todas as experiências que ela viveu na UFMG desde a iniciação científica. “Durante a pandemia, quando o campus fechou e eu não podia mais ir ao laboratório, o professor Luiz Henrique Rosa me emprestou um microscópio para que eu continuasse fazendo os vídeos de casa. Hoje, tenho um pequeno laboratório, com dois microscópios, placas de petri e outros equipamentos que meus seguidores me ajudaram a adquirir. A UFMG foi essencial para que eu conseguisse me realizar na carreira de bióloga”, conclui.

A primeira em Minas Gerais
Nunca passou pela cabeça de Isabelly Morais que ela seria a primeira mulher a narrar um jogo de futebol em uma rádio mineira. “O ano era 2017, e o jogo era da série B, entre América Mineiro e ABC. Hoje eu olho para trás e não gosto dessa minha primeira narração, mas sei a importância que ela teve para o início da minha carreira”, conta.

Isabelly Morais: representatividade no jornalismo esportivo
Isabelly Morais: representatividade no jornalismo esportivo Arquivo pessoal

Isabelly nasceu em Itamarandiba, cidade do interior de Minas Gerais com cerca de 35 mil habitantes. Em 2015, ela deixou a família no interior e se mudou para Belo Horizonte para cursar Comunicação Social na UFMG, já vislumbrando uma carreira no jornalismo esportivo. “Eu sempre gostei muito de esportes. Assim que comecei a graduação, fui fazer um estágio na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Saí de lá em 2017 para um estágio na Rádio Inconfidência”, conta.
 
Na rádio, Isabelly fazia produção e reportagem jornalística, até que um dia seu chefe lhe perguntou se ela queria narrar um jogo, visto que já estava nos projetos da emissora ter uma narradora mulher em seu quadro. “Topei o desafio e fiz a narração. Eu tinha muito conhecimento de futebol porque sempre acompanhei e gostava muito de jornalismo esportivo, mas mesmo assim foi difícil. Quando as luzes do estádio do Independência se apagaram, eu não conseguia acreditar no que eu havia feito. Na época, não existia nenhuma referência de mulher narradora, alguém em quem eu pudesse me espelhar.”
 
Aquela narração foi apenas o começo de sua carreira. Em 2018, Isabelly participou de um projeto do Canal Fox Sports e foi selecionada para narrar jogos da Copa do Mundo da Rússia. A participação na Copa lhe rendeu mais um lugar na história do jornalismo esportivo. “Narrei a abertura, o que me tornou a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo na TV brasileira”, conta.
 
A jornalista mora em São Paulo, onde integra o time da Band. Além de narrar jogos na TV e no rádio, ela também atua como repórter. Isabelly fez sua estreia olímpica nos Jogos do Japão, no ano passado, quando teve a oportunidade de narrar competições de vários esportes. 
 
“Lá no início da graduação, eu não me via como narradora porque não existiam mulheres narradoras, não havia exemplos a seguir. Hoje, quando uma menina me vê narrando na TV, ela percebe que aquilo é possível, que ela pode seguir essa carreira também. A representatividade importa muito, principalmente em um meio onde a nossa presença ainda é muito questionada.”
 
Programação
Ao longo de toda a semana, a Mostra Sua UFMG terá programação diversificada. Na segunda-feira, 31, das 14h às 15h30 e das 17h às 18h30, serão realizadas mesas com os representantes dos sete cursos ofertados no campus de Montes Claros e de outros seis, sediados em Belo Horizonte. No decorrer da semana, todos os dias, às 11h e na parte da tarde, ocorrerão conversas com os representantes dos demais cursos de graduação da Universidade.

Na terça-feira, 1º de fevereiro, às 9h, o pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira, fará a mediação da conversa com estudantes veteranos sobre o tema Entrei no ensino superior: e agora?  Na quarta, 2 de fevereiro, às 10h, os futuros candidatos poderão se informar sobre os processos seletivos de ingresso e o registro dos candidatos aprovados durante a mesa A Universidade é para você. No penúltimo dia da Mostra, durante todo o dia, os visitantes continuarão as conversas com os representantes de cada curso.

A pró-reitora de graduação, Benigna Oliveira, afirma que a programação da Mostra consegue apresentar aos estudantes o que a Universidade oferece além da formação técnica dos cursos escolhidos. “As atividades revelam tudo que o aluno terá à sua disposição, como a iniciação científica, as ações de extensão, as oportunidades na cultura e no esporte. Tudo isso enriquece a formação dos alunos, possibilitando que eles se tornem cidadãos comprometidos e capazes de exercer suas profissões de forma crítica e competente”, conclui. 

Conheça outras atrações desta edição da Mostra Sua UFMG em matéria publicada aqui no Portal.

Luana Macieira