Formas de Ingresso

Mostra Sua UFMG está de volta ao campus Pampulha

Neste sábado, 20, cerca de 25 mil estudantes receberão informações sobre os cursos de graduação da Universidade e poderão interagir em ambientes e eventos diversos

Em edição anterior da Mostra, estudantes se dirigem à Praça de Serviços
Em edição anterior da Mostra, estudantes se dirigem à Praça de Serviços Foto: Foca Lisboa | UFMG

Para que serve a levitação eletromagnética? Engenheiro civil pode ser cientista? O que faz um profissional de ciências atuariais? Para responder a essas perguntas e tantas outras relacionadas às diversas áreas de atuação e aos percursos acadêmicos na maior universidade pública do estado, será realizada neste sábado, 20, no campus Pampulha, a Mostra Sua UFMG, que retorna à versão presencial.

Jogos interativos, rodas de conversa, palestras, paródias, experimentos, visita a museus, observação em microscópios, aula de dança, oficina de bordado, teste de força e de salto em altura, ensaios de coagulação e floculação, atividades musicalizadoras e musicoterapêuticas, cinema indígena e corrida de cores são algumas das atividades que integram a programação.

Cerca de 25 mil estudantes do ensino médio serão recebidos pela própria comunidade acadêmica — professores, estudantes e técnicos. “A Mostra Sua UFMG é uma oportunidade para que os estudantes conheçam os cursos de graduação que a universidade oferece, obtenham informações para escolher o curso no qual curso ingressar e descobrir o que significa estudar numa universidade pública, com a riqueza de um ensino que se articula com pesquisa, extensão, cultura e esportes”, afirma a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Maria José Flores.

Salas interativas
Setenta e três salas interativas dos 91 cursos de graduação estarão distribuídas em seis prédios localizados no entorno da Praça de Serviços. Nesses ambientes, os visitantes terão acesso a explicações e demonstrações e poderão interagir com equipes, experimentos e experiências de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos diversos cursos.

No Instituto de Ciências Exatas (ICEx), são oito salas; na Escola de Engenharia, 14; na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), oito. O CAD 1 terá 13 salas dedicadas, o CAD 2, 19, e o CAD 3, 11. Os auditórios desses prédios abrigarão as palestras sobre os cursos, a partir das 9h30. A localização de cada sala interativa e das palestras sobre os cursos estão informadas no site.

Mapas impressos com roteiros e a localização dos prédios serão entregues aos visitantes na Praça de Serviços.

Estudantes do ensino médio interagem com graduandos que mostram situações vinculadas aos cursos Foto: Foca Lisboa | UFMG

Acessibilidade, assistência estudantil e cotas
A equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) vai receber as pessoas com deficiência (cerca de 300 se inscreveram para visitar a Mostra) e informar sobre o apoio oferecido aos estudantes durante sua trajetória na UFMG. Em cada prédio também haverá equipes do NAI para acolher e acompanhar os visitantes com alguma deficiência, que também poderão solicitar apoio para transporte de um prédio ao outro, no carro adaptado.

Na Praça de Serviços, além do posto de recepção permanente, também há uma programação para informar os estudantes sobre as formas de ingresso na graduação da UFMG, as cotas e ações afirmativas e sobre os programas de assistência estudantil, de apoio relacionado como os de apoio moradia, alimentação, inclusão digital, entre outros.

Alimentação
Segundo Maria Flores, a acolhida dos visitantes está sendo preparada com o apoio de muitos setores e “com muito afeto e cuidado para que todos sejam recebidos da melhor maneira”. “Além da própria comunidade acadêmica, contaremos com o apoio de segurança, saúde e trânsito”, afirma.

O Restaurante Setorial servirá almoço ao preço de R$9,40 aos visitantes, e as lanchonetes da Praça de Serviços e dos prédios que abrigam a Mostra estarão funcionando. Outra opção de alimentação serão os food trucks, e, nas áreas verdes do campus, será possível fazer piquenique (a organização pede o cuidado de recolher o lixo).

Atendimento médico
Para suporte médico, haverá um posto de atendimento em frente à Praça de Serviços, além de brigadistas de plantão nos locais de maior circulação de pessoas. É recomendável usar roupas leves e confortáveis e portar uma garrafinha para água.

Trânsito
Como muitas escolas organizaram caravanas para trazer seus estudantes à Mostra Sua UFMG, elas estão recebendo um mapa com orientação sobre o tráfego no entorno e dentro do campus, incluindo a indicação de uma das quatro portarias de acesso e locais de estacionamento. “É fundamental que todos sigam as orientações para contribuir para um bom fluxo de veículos, evitando congestionamentos”, reforça Maria Flores.

Arte
Haverá apresentações artísticas em algumas das salas interativas – como as dos cursos de música e dança, às 12h –, e a arena da Praça de Serviços será palco para o grupo de dança folclórica Sarandeiros, projeto desenvolvido na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

Formato híbrido
Neste ano, a Mostra Sua UFMG adota formato híbrido: o evento presencial, no dia 20, é precedido por interações no site da Mostra – que tem caráter permanente – e nas redes sociais. Esses canais exibem vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e oferecem informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG, além de videocasts que apresentam os cursos.

Até 2019, a Mostra foi realizada em formato presencial e chegou a reunir até cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha. Em razão da pandemia de covid-19, o evento não foi realizado em 2020 e ocorreu em modo virtual nos dois últimos anos.

Teresa Sanches