Mostra Sua UFMG propõe descoberta virtual interativa da vida acadêmica

Game, exposição e passeios imersivos já estão disponíveis; programação síncrona começa no dia 31 de janeiro

Exposição interativa
Exposição propõe passeio imersivo na galeria de artes do saguão da Reitoria Reprodução

A Mostra Sua UFMG começa apenas no fim do mês, mas já está ofertando atividades assíncronas abertas à comunidade. Em formato virtual e gratuito, a programação inclui exposição interativa, passeios virtuais imersivos, depoimentos, um jogo para apresentar o universo da UFMG e minicursos oferecidos por professores.

As atividades síncronas serão transmitidas, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, pelo canal da UFMG no YouTube. Estudantes de todo o Brasil e as escolas de educação básica podem se inscrever neste link.

Exposição interativa organizada pelo artista e designer Alex Lutkus propõe um passeio imersivo na galeria de artes do saguão da Reitoria. A mostra reúne trabalhos artísticos e esculturas 3D de prédios da UFMG. Luktus explora livremente a relação entre espacialidade e cor, de forma a transformar os ambientes arquitetônicos da Universidade, territórios de saber, em contornos estéticos repletos de ritmo e poesia. É possível passear por entre as imagens em 2D e 3D, conversar com outros visitantes e deixar comentários.

Outra atração são as narrativas 360º, nas quais fotografias e passeios imersivos em vídeos transportam o visitante para o universo da UFMG. A atividade também conta com depoimentos de ex-alunos, professores e funcionários sobre suas lembranças relacionadas à Universidade.

Os visitantes também poderão fazer passeios aéreos, observando a Universidade do alto por meio de imagens captadas via drone.

Por fim, o jogo #EunaUFMG, presente na edição anterior da Mostra, propõe aos estudantes uma descoberta divertida e gamificada do universo acadêmico. Repleto de desafios, o jogo dá acesso a tudo o que a Universidade oferece: conhecimento, descobertas, oportunidades e lazer.

Minicursos
Seis minicursos já estão em oferta assíncrona. Ministradas por professores da Universidade, as atividades, gratuitas, apresentam diferentes níveis de exigência prévia de conhecimento: Produção de podcastEstamparia digital: desenho de estampa floralDialogando com as rochasEdição e montagem de áudio em computadores e celulares, Gestão do tempo Crônicas para as redes sociais.

Plataforma permanente
plataforma virtual, de caráter permanente, agrega-se à Mostra para atender à demanda dos próprios estudantes, especialmente de outros estados brasileiros, que, durante o ano, buscam informações sobre o ensino de graduação.

O site reúne informações sobre formas de ingresso, programas de apoio à assistência e permanência estudantilsaúde mentalformação transversal e complementarintercâmbios e estágios.

Em mostra virtual, estudantes vislumbram universo de oportunidades aberto pela UFMG