Mostra Sua UFMG

Mostra Sua UFMG reúne 2 mil estudantes no campus Montes Claros

Alunos do ensino médio de 19 municípios do Norte de Minas participaram de atividades no último sábado, 13 de abril

Estudante acompanha apresentação do curso de Agronomia
Estudante acompanha apresentação do curso de Agronomia Foto: Júlia Oliva | UFMG

Salas com jogos interativos, tendas com atividades práticas e palestras sobre a assistência estudantil e os cursos de graduação oferecidos pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. Com programação diversificada, a primeira edição da Mostra Sua UFMG no campus Montes Claros movimentou o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) neste sábado, dia 13.

O evento começou no Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD), onde foram instaladas salas interativas dos seis cursos de graduação oferecidos pelo ICA e também da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), responsável pela operacionalização da assistência estudantil da Universidade. Os estudantes participaram de jogos relacionados às áreas do conhecimento e tiveram a oportunidade de conversar com acadêmicos da instituição. “É legal a gente escutar de quem está fazendo o curso, quem está aprendendo. A gente se sente mais próximo e avalia se se identifica mesmo com o curso”, afirmou Maria Luísa estudante da Escola Estadual Professora Dilma Quadros, de Montes Claros.

Atividades práticas
No bloco C, foram ministradas palestras sobre os cursos e assistência estudantil da UFMG. No gramado central, tendas abrigaram atividades práticas oferecidas por professores e estudantes de graduação. A equipe do curso de Administração realizou testes para identificação de áreas em que os alunos poderiam atuar. A de Engenharia Agrícola apresentou máquinas e atividades em que o profissional da área atua. Na tenda do curso de Agronomia, os visitantes tiveram contato com alguns dos resultados de trabalhos desenvolvidos no campus. Os processos de produção da indústria alimentícia e pesquisas em laboratório foram mostrados pela turma de Engenharia de Alimentos. Nas tendas das graduações em Engenharia Florestal e Zootecnia, os alunos participaram de jogos com temas ligados às duas formações.

Sala interativa do curso de Engenharia Florestal
Sala do curso de Engenharia Florestal, onde os estudantes participaram de jogos relacionados à formaçãoFoto: Júlia Oliva | UFMG

Quarenta alunos da Escola Estadual Josias de Matos, distrito de Brasília de Minas, percorreu 120 quilômetros para participar da Mostra. O professor Filipe Antunes Rocha, que acompanhou a turma, elogiou o evento. “É uma oportunidade única na vida dos alunos para conhecer esta universidade tão importante. A chance de conhecer os cursos e as profissões, neste momento de decisão, é muito importante para eles. Como são alunos da zona rural, muitos têm interesse na área agrícola”, disse.

Até mesmo quem chegou ao campus com inclinação por certos cursos mostrou-se interessado em conhecer outras possibilidades de formação. “Eu tenho como primeira opção o curso de Direito [que não é oferecido no campus Montes Claros], mas há chance de eu mudar de ideia. É sempre bom ter informações sobre outras profissões, ampliar o conhecimento”, disse Yasmin Cardoso, da Escola Estadual Antônio Soares da Cruz, de Guaraciama, a 70 quilômetros de Montes Claros.

Sonho concretizado
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida deu as boas-vindas aos visitantes e falou sobre a presença da UFMG  no Norte de Minas. “Este é um sonho que a gente concretiza hoje. É uma satisfação enorme realizar este evento, que erstava em nossos planos desde 2018. Depois veio a pandemia e tivemos que fazer o evento de forma virtual; no ano passado, retomamos as atividades presenciais em Belo Horizonte. Este é um campus muito especial para a UFMG. Primeiro, pela localização, uma vez que estamos no Norte de Minas, uma região muito importante para o estado. Além disso, aqui temos cursos ligados às Ciências, Agrárias que são uma tradição da região e muito importantes para o estado também”, explicou.

A reitora destacou que o campus Montes Claros foi o que mais recebeu investimentos da UFMG nos últimos anos. “Quinze anos atrás, tínhamos apenas dois cursos (Agronomia e Zootecnia) e hoje são seis. Temos um campus robusto, com infraestrutura cada vez melhor. Queremos investir cada vez mais nesse polo, porque acreditamos muito nesse espaço da UFMG no Norte de Minas", afirmou.

Sala do curso de Zootecnia
Sala do curso de Zootecnia, que recebeu grande contingente de estudantesFoto: Júlia Oliva | UFMG

Ao todo, 2,6 mil estudantes se inscreveram para a Mostra. Entretanto, devido a dificuldades enfrentadas pelas escolas para disponibilizar transporte, nem todos compareceram. Estima´se que cerca de 2 mil pessoas tenham participado do evento. O pró-reitor de graduação, professor Bruno Otávio Soares Teixeira, avaliou a primeira edição em Montes Claros e já antevê novidades para o ano que vem: “Recebemos aqui quase dois mil visitantes, com várias atividades dos seis cursos de graduação e já acreditamos na possibilidade de apresentarmos novos cursos no próximo ano”.

De olho no futuro
Alunos de escolas de 19 municípios da região participaram da primeira edição da Mostra. Para a pró-reitora adjunta de graduação, professora Maria Flores, essa aproximação da Universidade com instituições do Norte de Minas é de extrema importância. “Por estarmos na região Norte de Minas Gerais, alcançamos alunos de escolas que, com certeza, não conseguiriam ir a Belo Horizonte. E isso faz a diferença porque, ao colocar essas pessoas dentro da UFMG em Montes Claros, elas têm acesso não somente ao espaço aberto, mas às instalações. Isso cria uma outra expectativa, uma projeção de futuro. Desejamos que esses estudantes sejam nossos futuros alunos”, avaliou.

Chegada dos estudantes ao campus Montes Claros:
Campus Montes Claros recebeu estudantes de 19 municípios do Norte de MinasFoto: Júlia Oliva | UFMG

Para o vice-diretor do ICA e coordenador de Ensino e Pesquisa do campus Montes Claros, Alcinei Azevedo, a Mostra Sua UFMG atingiu o objetivo proposto. “É uma felicidade muito grande abrirmos o nosso campus para alunos do ensino médio conhecerem a nossa instituição. Essa possibilidade de mostrar tudo o que a UFMG tem a oferecer nos enche de alegria. Foram vários meses de reuniões, todos muito empenhados para este momento. Quando deparamos com o público presente, nos sentimos gratos. O evento foi um sucesso”, analisa.

A próxima edição no campus Montes Claros ainda não tem data marcada, mas alguns dos participantes já estão se organizando para o ano que vem. O professor Filipe Antunes Rocha, de Brasília de Minas, quer trazer ainda mais alunos. “Neste ano, tivemos problemas com o transporte. Desta vez, foram 40 alunos; na próxima, pretendemos reunir o dobro”, estima.

Saiba mais sobre o campus Montes Claros neste vídeo produzido pela TV UFMG:

 

Ana Cláudia Mendes | Cedecom Montes Claros