Mostra Sua UFMG

Mostra Sua UFMG teve 33 mil acessos de todas as regiões do estado

Evento foi encerrado com bate-papo com influenciadores que estudam ou estudaram na Universidade; site continua disponível

Encontro com influenciadores:
Encontro com influenciadores: universos expandidosReprodução de tela

Dicas sobre como escolher o curso, informações sobre possibilidades de trajetórias acadêmicas e relatos sobre o lugar de afeto ocupado pela Universidade nas vidas dos estudantes foram alguns dos aspectos abordados na roda de conversa Pergunte ao veterano: como é estudar na UFMG?, realizada na tarde desta sexta-feira, dia 5. O bate-papo encerrou a semana de atividades síncronas da Mostra sua UFMG, que neste ano ocorreu em formato virtual.

Os influencers Ágatha Soyombo (@agathasoyombo), estudante do curso de Medicina, Aretha Soyombo (@arethasoyombo), egressa do curso de Letras, Débora Aladim (@dedaaladim), graduada em História, e Lucas Mitre (@lucascmitre), que se formou em Física, destacaram a importância do caráter interdisciplinar de suas formações. “Estar dentro da UFMG ratificou a ideia de que não existe estereótipos. Existem muitas áreas interdisciplinares. É uma expansão de universos que todos precisam experimentar”, recomentou Lucas Mitre.

De manhã, na mesa Formação de professores, a professora da Faculdade de Educação Nilma Lino Gomes e os estudantes de licenciatura Antônio Soares de Queiroz e Mariana Ferreira de Souza falaram sobre os 18 cursos de licenciatura ofertados pela UFMG. Na segunda parte da atividade, que tratou da Formação Interprofissional em saúde, a professora Fabiane Ferreira, do Departamento de Fisioterapia, e os estudantes Ana Carolina da Silva Pinto, Laura Waters Franco Milhorato, Lucas Guilherme Alves, Roberta do Carmo Teixeira e Yago Viana Pinto compartilharam detalhes dessa experiência – considerada inovadora no campo da saúde – que favorece a compreensão de papéis no trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades como comunicação e sentido de colaboração.

Números
Oficialmente, a mostra teve 6.122 inscritos oriundos de 135 escolas. Mas os acessos às  experiências imersivas disponíveis no site e as nove lives das atividades síncronas do canal da UFMG no YouTube registraram números bem superiores. Nessa plataforma, houve oito mil espectadores únicos, ou seja, oito mil pessoas assistiram a pelo menos um dos eventos, que somaram mais de 13 mil visualizações e 64 mil impressões na plataforma (quando o conteúdo aparece em pesquisas sobre o tema ou como recomendação em outros vídeos). Todas as lives continuam gravadas na plataforma de vídeos.

O site, que continuará disponível, recebeu 33 mil acessos dos participantes, que puderam conferir 78 webstories,14 voos de drones, 24 passeios virtuais por meio de fotografias 3D e acessar a Revista Diversa, que contém conteúdos sobre os 91 cursos.

Conectados com um sonho
Como continuidade do evento, foi lançada pesquisa de avaliação de participação da Mostra Sua UFMG 2021. Ainda neste mês, o site abrigará o game Você na UFMG, no qual os estudantes poderão mergulhar no universo da Universidade, conhecer os ambientes acadêmicos do campus Pampulha e descobrir o melhor jeito de se integrar a esse universo. 

A pró-reitora de Graduação, Benigna Maria de Oliveira, destacou que a realização virtual da mostra foi uma maneira de a UFMG reafirmar seu compromisso de manter vivo o contato da Universidade com os estudantes e professores da educação básica. Em sua visão, os resultados, sobretudo em termos de acesso, demonstram como os jovens querem se manter conectados com o sonho do ensino superior. “Durante as lives, vimos que havia jovens de todas as regiões do Estado, de cidades de diferentes portes e características. Um alento para uma universidade que defende a excelência com equidade e inclusão. Esperamos que, após essa semana cheia de atividades, os estudantes do ensino básico, sobretudo os da rede pública, se sintam mais próximos da UFMG e entendam que a Universidade também é deles”, afirmou a pró-reitora.

Isabella Lisboa