Arte e Cultura

MHNJB sedia seminário sobre políticas públicas para quilombos

Quatro comunidades são reconhecidas como patrimônio cultural de Belo Horizonte

Com o tema Matripotencializar ações da gestão pública para os quilombos de Belo Horizonte, a primeira edição do Seminário dos Kilombu, promovido pela PBH, reuniu lideranças e membros de comunidades quilombolas de Belo Horizonte, representantes do poder público e pessoas da sociedade civil. 

O encontro, realizado na quinta (26) e sexta (27) no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, teve o objetivo de fomentar o letramento racial, tanto para a gestão quanto para a população do município, debater intersetorialmente as demandas e conceitos das políticas públicas para quilombolas, com base na visão conceitual de transfluência pública, e discutir temas levantados em audiência pública realizada em novembro de 2021.

Quatro quilombos estão registrados como patrimônio cultural de Belo Horizonte: Comunidade Quilombo Luizes, Comunidade Quilombo Mangueiras, Kilombu Manzo Ngunzo Kaiango e Kilombu Família Souza. A cidade também conta com o Quilombo Família Matias, que está em processo técnico de reconhecimento pela Fundação Palmares. 

Lideranças quilombolas de Belo Horizonte falaram à TV UFMG sobre a importância de políticas para as suas populações e destacaram a responsabilidade da Universidade nesse contexto. Assista à reportagem. 

Equipe: Diego Balduíno (produção e reportagem), Samuel Vieira (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)