Arte e Cultura

Musical ‘O Pescador e a Estrela’ estreia no CCBB de Belo Horizonte

Protagonizado e roteirizado por Lucas Drummond, espetáculo narra a jornada de um garoto com deficiência visual e discute o valor do que não pode ser visto

Artistas deficientes visuais integram equipe e elenco da peça
Artistas com deficiência visual integram equipe e elenco da peça Divulgação/CCBB


Após uma temporada de sucesso nos Centros Culturais Banco do Brasil de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, além de temporada na internet, o espetáculo infantojuvenil O Pescador e a Estrela entra em cartaz, nesta sexta-feira, 7, na capital mineira. Com direção de Karen Acioly, texto original de Thiago Marinho e Lucas Drummond, o musical tem como protagonista um menino solitário, vivido por Drummond, que não consegue mais enxergar a felicidade. 

Ele, então, é convidado por uma ‘mensageira das estrelas’ a voltar o olhar para dentro de si, a fim de entender que há coisas na vida que não podem ser vistas, apenas sentidas. Conduzido pela mensageira, o menino se transforma no jovem Fabiano, um pescador apaixonado por uma estrela. Os dois se encontram todas as noites à beira da praia, onde cantam, dançam e se divertem juntos, ele na terra e ela no céu. Um dia, porém, a estrela desaparece. Decidido a reencontrá-la, Fabiano parte em uma jornada rumo ao céu. Nesta quarta-feira, 5, o programa Noite Ilustrada recebeu o ator, roteirista e produtor, protagonista de O Pescador e a Estrela, Lucas Drummond,  que contou mais sobre o espetáculo e conversou um pouco sobre as questões trabalhadas nele.

O ator revelou que sua relação com musicais é de longa data, já que a própria carreira começou no gênero teatral, e esteve sempre cercado de produtos audiovisuais que misturam música e desenho. No caso da peça, os recursos são usados para abordar temas existenciais pensados para o mundo infantil, mas segundo Drummond eles também têm o que dizer aos adultos. “A gente diz que o espetáculo é uma grande metáfora sobre o amor, mais até do que a saudade e o luto. O espetáculo ensina para o público, tanto o adulto quanto o infantil, que existem coisas no mundo que não podem ser vistas, só sentidas”, refletiu o roteirista.

O protagonista é deficiente visual e o roteirista da peça acredita que a história contribui para desmistificar a ideia de que só quem enxerga é que é capaz de ver e, dessa forma, explora as múltiplas maneiras de se olhar para o mundo. Ele revelou também que, pensando na forte presença da temática da acessibilidade também na trama, a equipe fez questão de integrar artistas com deficiência visual na produção do musical, que oferece parte dos ingressos de forma gratuita para pessoas com deficiência e um acompanhante.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.
 
O musical O Pescador e a Estrela, com Lucas Drummond, faz parte da programação de férias do CCBB Belo Horizonte e estreia nesta sexta-feira, dia 7. A temporada conta com sessões especiais com audiodescrição e tradução em libras e as apresentações, marcadas até o dia 24 de janeiro, são sempre da sexta à segunda-feira às sextas, às 16h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do CCBB.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória