Notícias Externas

Na rota do aprendizado

Pesquisador da UFMG propõe que avaliações escolares sirvam para diagnosticar o desempenho do aluno

Pesquisador Aquiles Pires
Pesquisador Aquiles Pires Arquivo pessoal

Como usar as provas escolares para traçar um diagnóstico do processo de aprendizagem do aluno? Foi motivado por essa questão que o professor da rede pública Aquiles Pires realizou sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. Aquiles propôs uma metodologia com potencial para ser aplicada em várias etapas da educação, como os níveis fundamental e médio. Saiba mais detalhes no 2º episódio do Aqui Tem Ciência.


RAIO-X DA PESQUISA

Título original: “Transpondo procedimentos psicométricos para a área da educação com vistas à construção de exames escolares enquanto diagnóstico”

O que é: a tese busca incentivar professores e escolas a elaborarem e utilizarem exames escolares na condição de diagnósticos do conhecimento do aluno e do seu processo de aprendizagem. A pesquisa propõe que elementos da psicometria sejam aplicados no campo da educação e apresenta uma metodologia que engloba, em um mesmo exame, a aferição de domínios escolares e de variáveis para previsão do desempenho acadêmico.

Nome do pesquisador: Aquiles Augusto Maciel Pires

Orientador: Prof. Dr. Cristiano Mauro Assis Gomes

Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG

Ano da defesa: 2019

O episódio 2 do Aqui tem ciência teve produção e edição de Mateus Santos, apresentação de Larissa Reis, edição de Tiago de Holanda e trabalhos técnicos de Breno Rodrigues. O Aqui tem ciência é uma pílula sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A cada semana, nossa equipe de reportagem conversa com um pesquisador sobre o trabalho desenvolvido por ele e mostra como a ciência é importante para melhorar a nossa vida. O programa é disponibilizado em aplicativos de podcast e vai ao ar em 104,5 FM às segundas, às 11h, com reprise às quartas, às 14h30 e às sextas, às 20h