Notícias Externas

Negócios de Impacto: sustentabilidade ambiental e impactos sociais

Instituídos no Brasil pelo decreto Nº 11.646, os negócios de impacto preveem a geração de resultados financeiros positivos de forma sustentável

A Fortini Investimento Social é uma ONG sem fins lucrativos que gera impactos sociais a partir de oficinas relacionadas à cultura e ao esporte. As atividades são desenvolvidas com alunos da rede pública de ensino em escolas nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité e Sarzedo. Hoje, o projeto é financiado através de Leis de Incentivo Fiscal e de apoiadores do projeto. 

Também é possível, no entanto, desenvolver projetos com impactos sócio-ambientais com fins lucrativos: são os chamados negócios de impacto, nomeação instituída no Brasil pelo decreto 11.646. Na UFMG, o projeto Motirõ, desenvolvido pela FUNDEPAR, tem como objetivo auxiliar na criação, desenvolvimento e gestão deste tipo de ideia e na efetivação dos negócios.

Uma das empresas que participou do primeiro ciclo, realizado entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, foi a SamaÚma Ações. O projeto tem foco em ações de reflorestamento no Brasil e, como consequência dessa atividade, também colabora com a comunidade local a partir do uso da mão de obra local, dedicando pelo menos 50% das vagas para mulheres e mães solo. A organização tem duas vertentes, uma filantrópica e outra com fins lucrativos, e é financiada por empresas internacionais e doações, além da prestação de serviços para concessionárias, mineradoras, pecuaristas com áreas degradadas. Sua participação no Motirõ serviu como forma de autoconhecimento e melhoria na comunicação externa e interna da organização, visando perceber e mapear os públicos, financiadores e áreas que deseja alcançar.
Saiba mais sobre o tema no vídeo da TV UFMG:

Equipe:
Produção e reportagem: Carol Freire, Flávia Moraes e Ramon Frank
Imagens: Ângelo Araújo, Samaúma, Bloco Show.
Edição de Imagens: Marcelo Duarte
Edição de conteúdo: Flávia Moraes
Transporte: Pedro Campos