Arte e Cultura

Newsletter do literafro UFMG tem edição dedicada a Edimilson de Almeida Pereira

Autor mineiro estreou na narrativa de ficção recebendo prêmios internacionais

Vida rural é o cenário onde se desenrola a trama de Edimilson de Almeida Pereira
Vida rural é o cenário onde se desenrola a trama de Edimilson de Almeida Pereira Divulgação

O literafro – portal da literatura afro-brasileira, fruto do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira da UFMG, acaba de lançar a sua 45ª Newsletter, que está disponível online. O número é dedicado ao poeta, pesquisador, ensaísta e agora também ficcionista Edimilson de Almeida Pereira, que estreou na prosa com reconhecimento internacional pelos seus romances Front, que ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura, e O ausente, vencedor do Prêmio Oceanos 2021

Poeta e ensaísta consagrado com mais de cinquenta livros publicados, inclusas traduções e coautorias, Edimilson de Almeida Pereira nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais. O autor publicou seu primeiro volume de poemas, a obra Dormundo, em 1985, quando tinha 22 anos. A partir daí, o autor publicou inúmeras produções nos campos da poesia e da crítica, além de obras de cunho etnográfico, fruto de pesquisas de campo voltadas para a análise e compreensão da diversificada produção cultural oriunda da diáspora africana no Brasil.

Além da análise de O ausente, a newsletter traz, ainda, a nova edição de O carro do êxito, de Oswaldo de Camargo, a edição atualizada do clássico Afrografias da memória, de Leda Martins, o resgate de Astolfo Marques, com seu O Treze de Maio e outras estórias do pós-Abolição, e ainda as coletâneas Contos de Axé, organizada por Marcelo Moutinho, e Poetas negras brasileiras, por Jarid Arraes.

literafro
O portal da literatura afro-brasileira é fruto do trabalho do Grupo de Interinstitucional de Pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira, constituído em 2001 e sediado no Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA), da Faculdade de Letras da UFMG. Além do Portal, o grupo participa de inúmeras publicações, com destaque para a coleção Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica, e os volumes didáticos Literatura afro-brasileira – 100 autores do século XVIII ao XXI  e Literatura afro-brasileira – abordagens na sala de aula.