Notícias Externas

No Brasil, 43% das mulheres em situação de violência são agredidas diariamente

Programa Conexões discutiu violência contra mulher em entrevista com professora do Departamento de Psicologia da UFMG

O Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher é lembrado neste sábado, 25 de novembro. A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU em 1999 em homenagem às irmãs Mirabal, conhecidas como Las Mariposas, três mulheres que combatiam a ditadura na República Dominicana e que foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo em 25 de novembro de 1960.

No Brasil, 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente, e 35%, semanalmente, segundo o Centro de Atendimento à Mulher. Em média, a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada em nosso país, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e mais de 100 milhões de meninas poderão ser submetidas a casamentos forçados durante a próxima década, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, discutiu o assunto na edição desta sexta-feira, 24 de novembro, em entrevista com a professora Ingrid Faria Gianordoli-Nascimento, do Departamento de Psicologia da UFMG.

ouca-a-conversa-com-alessandra-ribeiro-24-11-2017.mp3

Casos de violência podem ser denunciados na Central de Atendimento à Mulher, pelo telefone 180. O serviço de atendimento telefônico da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República é gratuito e foi criado para que a população brasileira, em especial as mulheres, possa receber orientações e denunciar casos de violência de gênero.

Foto do projeto Invisibilidade Social, que aborda a condição das mulheres, em especial as que estão em situação de rua: http://bit.ly/2zsu5P8
Foto do projeto Invisibilidade Social, que aborda a condição das mulheres, em especial as que estão em situação de rua: http://bit.ly/2zsu5P8 Erika Mayumi Ozassa / CC BY 2.0 / Flickr: http://bit.ly/2AcmDeC