Ensino

No Dia do Professor, programa Conexões destaca a alfabetização no Brasil

Meta do país é erradicar o analfabetismo até 2024; índice atual é de três décimos acima do esperado para 2015

Alfabetização é tema de entrevista neste Dia do Professor
Alfabetização é tema de entrevista neste Dia do Professor Foto: Gercom Centro-Sul

Dados divulgados neste ano pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) indicam que 6,8% da população brasileira acima dos 15 anos é analfabeta. A meta proposta para o ano de 2015 pelo Plano Nacional de Educação era de um índice três décimos menor, de 6,5%.

O mesmo plano também previa a erradicação do analfabetismo até 2024. Mesmo que o país registre atualmente uma queda na taxa de analfabetismo, essa redução ocorre em uma velocidade mais lenta do que o esperado.

Também neste ano, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto da nova Política Nacional de Alfabetização. Na época, o texto não indicou que método seria utilizado, porém, detalhamento da nova política, divulgado no segundo semestre, priorizou o método fônico, que foca na relação entre letras e sons, em detrimento de outros métodos, como o global.

A professora Francisca Maciel, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG, falou sobre alfabetização, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 15.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção de Rodolfo Morais e Jaiane Souza, sob orientação de Hugo Rafael