Notícias Externas

No mês de aniversário de BH, 'Aqui tem ciência' destaca pesquisas sobre a cidade

Catadores de papel, motociclistas, líderes religiosos e grafite feito por mulheres são temas dos episódios que vão ao ar em dezembro

Foto tirada pela mestre em Administração pela UFMG Alexsandra Nascimento para sua dissertação sobre grafiteiras de BH
Grafite produzido por mulheres: resistência feminina Alexsandra Nascimento

Dezembro é o mês de aniversário de Belo Horizonte. Fundada em 1897, a capital mineira completa 122 anos no dia 12. Para lembrar a data, o programa Aqui tem ciência deste mês terá quatro edições dedicadas a pesquisas desenvolvidas na UFMG que têm personagens da cidade como tema.

A série produzida pela Rádio UFMG Educativa começa nesta segunda-feira, 2, com uma dissertação de mestrado apresentada no Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, da Face, que investigou o cotidiano de grafiteiras da capital e suas posturas de resistência em uma cena artística marcadamente masculina. O estudo buscou entender como a questão do gênero influencia o trabalho dessas mulheres.

Na próxima segunda, 9 de dezembro, o programa focaliza uma pesquisa sobre catadores de papel. Trata-se de uma tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos que analisou a participação das associações e das cooperativas de catadores de recicláveis nas discussões sobre a destinação e gestão do lixo na capital mineira.

Riscos sobre duas rodas
O terceiro programa, em 16 de dezembro, será sobre motociclistas. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG investigou os comportamentos e percepções de risco de condutores de motos em Belo Horizonte.

Por fim, no dia 23, o quarto programa da série abordará tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação sobre líderes religiosos de BH. O objetivo do trabalho foi entender como esses líderes usam os canais e as fontes de informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões.

O Aqui tem ciência é um programa sobre estudos da UFMG que abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade. 

O programa fica disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.