No mês de aniversário de BH, 'Aqui tem ciência' destaca pesquisas sobre a cidade
Catadores de papel, motociclistas, líderes religiosos e grafite feito por mulheres são temas dos episódios que vão ao ar em dezembro
Dezembro é o mês de aniversário de Belo Horizonte. Fundada em 1897, a capital mineira completa 122 anos no dia 12. Para lembrar a data, o programa Aqui tem ciência deste mês terá quatro edições dedicadas a pesquisas desenvolvidas na UFMG que têm personagens da cidade como tema.
A série produzida pela Rádio UFMG Educativa começa nesta segunda-feira, 2, com uma dissertação de mestrado apresentada no Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, da Face, que investigou o cotidiano de grafiteiras da capital e suas posturas de resistência em uma cena artística marcadamente masculina. O estudo buscou entender como a questão do gênero influencia o trabalho dessas mulheres.
Na próxima segunda, 9 de dezembro, o programa focaliza uma pesquisa sobre catadores de papel. Trata-se de uma tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos que analisou a participação das associações e das cooperativas de catadores de recicláveis nas discussões sobre a destinação e gestão do lixo na capital mineira.
Riscos sobre duas rodas
O terceiro programa, em 16 de dezembro, será sobre motociclistas. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG investigou os comportamentos e percepções de risco de condutores de motos em Belo Horizonte.
Por fim, no dia 23, o quarto programa da série abordará tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação sobre líderes religiosos de BH. O objetivo do trabalho foi entender como esses líderes usam os canais e as fontes de informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões.
O Aqui tem ciência é um programa sobre estudos da UFMG que abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade.
O programa fica disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.