Institucional

No quarto vídeo da série 20 anos TV UFMG, formação complementar é abordada

Importância da atuação no núcleo para a carreira é apontada por ex-estagiários da emissora

No próximo dia 24 de novembro, a TV UFMG completa 20 anos de atuação, data na qual, no ano de 1998, foi gravado o primeiro programa produzido pela TV – núcleo de produção audiovisual do Centro de comunicação da UFMG (Cedecom) e emissora integrante do Canal Universitário de Belo Horizonte (12 da Net e 14 da OiTV) –, a atração Diálogos Possíveis. Nas quase duas décadas de existência, a TV UFMG produziu conteúdos com a importante participação de centenas de estagiários, que passaram pela emissora ao longo de tal período.

Atualmente, dos 19 profissionais que compõem o quadro da TV UFMG, quase metade estagiou no Cedecom. Entre os seis jornalistas, o percentual sobe para 83%. Em geral, estudantes de comunicação social e de audiovisual ou áreas afins, vindos da UFMG e de outras instituições de ensino superior, realizam o estágio no núcleo. Confira, no quarto vídeo da série, os depoimentos de três ex-estagiários da TV UFMG: a chefe do departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Fafich da Universidade, Regiane Lucas, a apresentadora da Rede Minas Lorena Mendonça e o editor de conteúdo da TV UFMG Pablo Nogueira.

No primeiro vídeo da série, a história da TV UFMG foi abordada, no segundo o foco foi na história do jornalismo da emissora, e na terceira reportagem a relação do jornalismo do núcleo com as novas mídias foi analisada.

O estágio na UFMG

O estágio, importante etapa na formação profissional, ganhou legislação própria no Brasil em 2008, com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Na UFMG, o Conselho de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, o Cepe, é quem regula os estágios em cursos de graduação, por meio da Resolução Nº 02/2009, de 10 de março de 2009. Os interessados em estagiar na TV UFMG devem verificar sempre a página da emissora no Facebook, na qual são divulgadas as vagas disponíveis: www.fb.com/tvufmg.

Vídeo Formação complementar (série 20 anos da TV UFMG)

Produção: Olívia Resende, Ruleandson do Carmo

Reportagem: Olívia Resende, Ruleandson do Carmo

Imagens: Ravik Gomes

Videografismo: Bruna Araújo

Edição de imagens: Otávio Zonatto