Arte e Cultura

TCC da Fale revela diversidade criativa das ilustradoras do norte brasileiro

Livro 'Ponto de fuga' está disponível gratuitamente na internet

Uma vitrine que revela a diversidade criativa das artistas e ilustradoras da região norte do Brasil. Assim é Ponto de fuga: mulheres ilustradoras e quadrinistas do norte brasileiro, livro digital organizado por Rafaella Rodinistzky, bacharel em Edição pela Faculdade de Letras da UFMG. A obra é resultado de seu trabalho de conclusão de curso da graduação, defendido em 2021, sob a orientação da professora Emília Mendes Lopes, coordenadora do Laboratório de Edição (Labed).

Na obra, Rafaella compila trabalhos de representantes de cada estado da região norte, apresentando ao leitor o rico universo das mulheres ilustradoras e quadrinistas atuantes fora do eixo Sul-Sudeste. Algumas das artistas são Roberta Marisa Matos (Acre), Juliana Rezzutt (Amazonas),  Thainá Rodrigues (Amapá), Beatriz de Miranda (Pará), Vitória Morão (Rondônia), Hipácia Caroline (Roraima) e Winny Tapajós (Tocantins). 

Em entrevista à TV UFMG, Rafaella Rodinistzky destaca a diversidade temática e a expressão de diferentes vivências e identidades presente nos trabalhos gráficos. Assista à reportagem.


Equipe: Vitória Fonseca (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)