Extensão

Nova edição da Interfaces evidencia papel da extensão na efetivação dos direitos humanos

Experiências desenvolvidas em vários lugares do país com foco em grupos sociais vulneráveis estão relatadas no número

Capa da mais recente edição da Interfaces
Capa da mais recente edição da Interfaces Divulgação

Grande parte das atividades de extensão universitária buscam combater violações cotidianas dos direitos previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Essa atuação está registrada na nova edição da Interfaces – Revista de Extensão da UFMG.

Em seu novo número, a publicação focaliza os 75 anos da DUDH e apresenta ações, projetos e programas em diferentes áreas desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras a fim de efetivar os Direitos Humanos. Além disso, são apresentadas experiências locais com foco nos grupos sociais mais vulneráveis e no contexto de pandemia de covid-19.

A edição é aberta pelo artigo A perna mais curta do “tripé”: sobre os desafios e dificuldades de realizar extensão acadêmica no Brasil, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O texto analisa a subvalorização da extensão, os obstáculos enfrentados pela dimensão acadêmica e o processo em curso de integralização aos currículos dos cursos de graduação.

A revista também traz artigo sobre a execução e desdobramentos do projeto Acesso à Justiça pela via dos direitos em face da pandemia da Covid-19: pílulas jurídicas, desenvolvido, em 2020 e 2021, por iniciativa do programa Ensino, Pesquisa e Extensão em Acesso à Justiça e Solução de Conflitos (Recaj), da UFMG.

Protagonismo discente
O novo número também apresenta artigo produzido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em que os autores apresentam o Seminário discente em Ciências das Águas (SDCA), realizado, anualmente, no Dia Mundial da Água, para promover a popularização das ciências das águas. Outra experiência abordada é o programa Segurança do paciente: construindo caminhos para a cultura de segurança, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), desenvolvido em hospital de grande porte. Os autores relataram as contribuições dessa ação para o crescimento acadêmico e profissional dos participantes.

Submissão de artigos
Professores, estudantes e servidores técnico-administrativos do Brasil e do exterior envolvidos em pesquisas, projetos e atividades extensionistas podem submeter textos para publicação nas próximas edições da revista, que tem periodicidade semestral, e é disponibilizada, gratuitamente, de forma on-line. As instruções e normas de submissão estão disponíveis neste link.

Vinculada à Pró-reitoria de Extensão, a publicação reúne análises e reflexões sobre fundamentos, conceitos, experiências extensionistas e suas repercussões nos contextos nacional e internacional, a fim de fortalecer o diálogo da universidade com a sociedade e os processos de formação acadêmica e cidadã.

Assessoria de Comunicação da Proex