Nova edição da revista Interfaces traz dossiê do patrimônio universitário

Publicação de extensão da UFMG evidencia compromisso ético das instituições públicas de ensino superior

Capa da revista Interfaces
Capa da revista Interfaces Criação: Lucas Rodriguês Silva

O novo número da Interfaces – Revista de Extensão da UFMG, lançado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade, apresenta reflexões sobre as possibilidades emancipatórias da extensão universitária e seu potencial transformador nas distintas esferas sociais. Os artigos e relatos de experiências são de autores de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES).

Assinado pelo editor-chefe da revista, Leandro Diniz, o editorial relembra “os duros golpes sofridos pelas IES nos últimos anos”, exalta “o início de um novo ciclo na política brasileira” e o “forte compromisso ético dessas instuições, notadamente as públicas”.

“A extensão, em particular, desempenha um papel crucial nesse sentido, ancorada nos princípios da Política Nacional de Extensão Universitária (Pneu): interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante e impacto e transformação social”, destaca Leandro Diniz.

Extensão socialmente orientada
Em um dos artigos, a pesquisadora da Unicamp Loryne Viana de Oliveira propõe uma reflexão sobre as possibilidades emancipatórias da extensão universitária socialmente orientada no contexto latino-americano. Em outro texto, pesquisadores do Cefet-MG apresentam a metodologia e os resultados de um projeto que utiliza ferramentas digitais para disseminar, para diferentes públicos, técnicas de aproveitamento de água da chuva.

Esta edição da Interfaces também apresenta artigo sobre a experiência de telerreabilitação desenvolvida pela UFMG. A ferramenta se mostrou útil no tratamento remoto a crianças e adolescentes com doenças cardiopulmonares durante a pandemia de covid-19. Pesquisadores do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Araquari, relataram, em outro artigo que compõe a edição, a ação exitosa de implantação das Interações Assistidas por Animais (IAA) em prol de objetivos recreativos, didáticos e terapêuticos.

Patrimônio universitário
A segunda parte da revista é dedicada ao dossiê Patrimônio universitário em rede, que reúne artigos sobre a necessidade de fortalecer os museus e as coleções universitárias no Brasil e no exterior. O objetivo é divulgar esses ambientes como lugares privilegiados para o exercício do diálogo entre distintos saberes, para a comunicação pública da ciência, para experimentação/invenção e para a construção da articulação socialmente referenciada da pesquisa, do ensino e da extensão.

O dossiê foi organizado pelas professoras da UFMG Letícia Julião, da Escola de Ciência da Informação (ECI), e Verona Campos, da Escola de Belas Artes (EBA), e pelos servidores técnico-administrativos em educação Marcus Silveira, da Rede de Museus, e Marcelo Novaes, da Faculdade de Letras (Fale).

Interfaces
Mantida pela Proex, a Interfaces – Revista de Extensão da UFMG reúne análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões nos contextos nacional e internacional, a fim de fortalecer o diálogo da universidade com a sociedade e os processos de formação acadêmica e cidadã.

Professores, estudantes e servidores técnico-administrativos do Brasil e do exterior envolvidos em pesquisas, projetos e atividades extensionistas podem submeter textos para publicação. A periodicidade é semestral, e as edições são publicadas na página da revista. Instruções e normas de submissão estão disponíveis neste link.

Centro de Memória da Fale é um dos espaços da Rede de Museus da UFMG
Centro de Memória da Fale é um dos espaços da Rede de Museus da UFMG Foto: Tayara Garrido

Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão