Notícias Externas

Nova gestão de BH enfrentará desafio de conciliar urbanização e meio ambiente

No último episódio da série ‘Vote com ciência’, da Rádio UFMG Educativa, professor da Escola de Arquitetura destaca que áreas verdes são fundamentais para a saúde e o lazer

Parque Municipal, uma das áreas verdes concentradas na região centro-sul de BH
Parque Municipal, uma das áreas verdes concentradas na região Centro-sul de BH Mateus Berteges I Wikimedia Commons I CC BY-SA 4.0

A má distribuição de áreas verdes em BH e a falta de manutenção desses espaços são desafios para o próximo prefeito ou prefeita da capital, na avaliação do professor Rogério Palhares, do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. Para ele, essa carência ficou ainda mais evidente com a crise sanitária provocada pela covid-19. “Espaços abertos em tempos de pandemia são fundamentais. Estamos falando não só de lazer, mas também de saúde, inclusive saúde mental”, destaca.

No último episódio da série Vote com ciência, o professor também defende que, com as mudanças climáticas, é preciso buscar um equilíbrio entre a urbanização e a preservação do meio ambiente. Outro desafio é integrar as ações ambientais a outras políticas, como as de saneamento, habitação e mobilidade urbana.

Ouça o episódio 14 da série "Vote com ciência" sobre o tema áreas verdes

A série Vote com ciência reuniu análises de temas da campanha eleitoral em áreas como educação, direitos humanos, saúde, mobilidade urbana e economia. A produção da série é de Paula Alkmim, Breno Benevides e Camila Meira. Ouça todos os programas já veiculados.