Institucional

Nova iluminação no campus Pampulha garante economia e segurança

Instalação de 192 luminárias de LED propiciou redução de consumo equivalente ao gasto energético de 150 moradias populares

Quase 200 luminárias das principais vias do campus Pampulha foram substituídas por lâmpadas de LED. Além de economia equivalente ao consumo de 150 casas populares, a nova iluminação também reduz gastos com manutenção, uma vez que a duração das lâmpadas de LED é de cinco anos, e sua substituição não exige aluguel de andaimes, como no caso das antigas, de vapor de sódio. A troca das lâmpadas é feita pelo Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura (Demai).

Para definir as primeiras substituições, o Demai realizou levantamento das áreas de maior circulação de pessoas e das mais escuras no campus. Entre os pontos escolhidos para instalação das luminárias estão a Avenida Reitor Mendes Pimentel, a principal do campus, a Rua Fernando Melo Viana, do Centro Pedagógico, e a rotatória atrás da Reitoria. A expectativa, segundo o diretor do Demai, Felipe Coura, é de que todas as luminárias do campus sejam substituídas até 2020.

Entrevistado: Felipe Coura, diretor do Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura da UFMG
Equipe: Luiz Cisi (produção e reportagem); Antônio Soares, Lucas Tunes, Ravik Gomes e Samuel do Vale (imagens); Kennedy Sena, Marcia Botelho e Otávio Zonatto (edição de imagens); Jessika Viveiros e Pablo Nogueira (edição de conteúdo)