Formas de Ingresso

Novo site Sisu UFMG está no ar

Lúdico e acessível, ambiente aprimorou a organização das informações sobre o sistema que selecionará candidatos às 6,3 mil vagas na graduação

A primeira página do novo site Sisu UFMG, com texto e ilustração do personagem Ya-Ku
Página do novo site Sisu UFMG, com texto e ilustração do personagem Ya-Ku Captura de tela | Cedecom/UFMG

É tempo de focar nos estudos, prestar vestibulares, fazer a inscrição no Sisu (de 16 a 24 de fevereiro) para a escolha de uma carreira universitária. Tempo da grande virada para muitos estudantes, que não apenas deixarão o ensino médio, como também ingressarão na fase adulta de suas vidas. Isso significa assumir mais responsabilidades, com atenção a prazos, leis e editais, para não perder as oportunidades. Com o objetivo de ajudar os jovens estudantes nessa fase, a Universidade acaba de lançar o novo site do Sisu UFMG, com as informações oficiais sobre o sistema de seleção unificada do governo federal, organizadas de forma mais hierarquizada, acessível e até mesmo lúdica.

“Uma das maiores motivações para a reestruturação do site é atender à própria demanda dos candidatos e ajudá-los a não perder os prazos para concorrer a uma das 6.309 vagas ofertadas pela UFMG, distribuídas em seus 91 cursos da graduação”, afirma a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Mara Inês Correia. O órgão que dirige é responsável pelo gerenciamento do Sisu na UFMG nas etapas seguintes à publicação da classificação dos candidatos pelo Ministério da Educação (prevista para 28 de fevereiro) até a efetivação do registro acadêmico e matrícula.

Fácil e rápido
O Sisu transcorre em etapas, e estar atento aos prazos de cada uma delas é fundamental. Nas edições anteriores, o DRCA chegou a registrar cerca de três mil ligações telefônicas e cinco mil e-mails diários de estudantes solicitando informações sobre os processos de entrada na UFMG. “O novo projeto, realizado em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom), visa facilitar o acesso dos estudantes às informações de forma mais rápida. Mesmo mantendo a formalidade necessária, procuramos desenvolver uma ferramenta visualmente mais leve e mais atraente para esse público, que está mais familiarizado com o ambiente digital”, acrescenta a diretora.

Ilustração inspirada na caraíba chama atenção para o cronograma
Ilustração inspirada na caraíba chama atenção para o cronograma Ilustração: Cedecom/UFMG

Por isso, na nova estrutura, informa a jornalista Isabella Lisboa, responsável pela produção do conteúdo, as informações foram hierarquizadas, com destaque para as mais relevantes, de acordo com a ordem cronológica. A informação mais urgente aparece em grande destaque, com cores contrastantes, no topo da página. E as demais, distribuídas em textos curtos, em duas colunas: à esquerda, informações sobre as etapas referentes ao semestre vigente, e à direita, informações mais perenes sobre o processo seletivo.

“No projeto antigo, o conteúdo sobre o processo de entrada na UFMG ficava disperso em vários locais e se misturava com as informações noticiosas, mas agora está orientado pelo cronograma. A intenção é evitar que o estudante perca os prazos”, afirma a jornalista.

Pela barra de menu, o usuário também é orientado a ir diretamente aos tópicos imprescindíveis do processo seletivo, como edital, vagas e documentos exigidos. Além disso, pelos campos de busca Como podemos ajudar? e de Dúvidas, ele pode chegar diretamente à informação que lhe interessa.

Comelita, integrante da flora, é inspirada na memória lúdica dos integrantes da equipe do projeto
Comelita, integrante da flora, é inspirada na memória lúdica dos integrantes da equipe do projeto Ilustração: Cedecom/UFMG

Além disso, podem ser encontradas informações de edições passadas, que remontam à adesão da UFMG ao Sisu, em 2014, como as notas de corte por curso, os editais e as listas de espera de cada ano do processo seletivo.

Unidade e acessibilidade
“A nova proposta da estrutura de navegação do site Sisu UFMG é uma tentativa de manter um diálogo com o site Sisu MEC, pois entendemos que é por lá que os candidatos iniciam suas buscas por informações sobre as vagas disponíveis nas universidades brasileiras”, relata o desenvolvedor front-end Thiago Colombo, do Núcleo Web do Cedecom. 

Para consolidar o novo projeto, a equipe realizou estudo comparativo sobre como o Sisu é apresentado nos sites das 69 universidades federais (benchmarking) e concluiu que não existe um padrão comum entre elas ou com o site Sisu MEC. E em algumas instituições, as informações ficam dispersas entre o conteúdo geral, sem páginas específicas. O analista de sistemas Fabrício Sales, também integrante da equipe, acredita que “manter a linguagem e o ambiente de navegação semelhantes, sobre um processo burocrático como o Sisu, facilita e agiliza a busca do candidato por informações”.

A nova estrutura traz conteúdo em duas colunas e cores contrastantes para unicidade com site Sisu MEC
A nova estrutura traz conteúdo em duas colunas e cores contrastantes, elementos que mantêm afinidades com site do Sisu MEC Imagem: Captura de tela/Cedecom/UFMG

Por isso, foram utilizados alguns recursos em comum com o site Sisu MEC, como a distribuição do conteúdo em duas colunas e os selos de cores contrastantes para etapas “concluídas”, “em processo” ou “atualizadas”, como explica o designer Amadeus Rocha. Ele conta que a equipe também se valeu de estudo sobre o perfil do usuário realizada pela pesquisadora Gracila Vieira, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Fafich, para o site Viver UFMG. “Com base no perfil dos candidatos foi definida uma linguagem mais apropriada e atualizado o design do site Sisu UFMG, que estava defasado há mais de uma década.”

O cuidado com a acessibilidade para pessoas de baixa visão também foi observado pela equipe do Cedecom, que adotou recursos como autocontraste, conteúdo responsivo para celulares e atalhos navegáveis só por teclado.

 Personagens da flora e fauna

O Ya-ku (nome dado ao jacu, um dos protagonistas do novo site) ganhou a companhia da comelina e da caraíba, juntamente com outros personagens reais, muito simpáticos, representantes da fauna e da flora que habitam as áreas verdes e protegidas dos campi de Belo Horizonte e Montes Claros.

O personagem Ya-ku, representa o jacu, integrante da fauna dos campi da UFMG
O personagem Ya-ku, representa o jacu, integrante da fauna dos campi da UFMG Ilustração: Cedecom/UFMG

“Acreditamos que personagens não humanos e fora do padrão geométrico, geralmente utilizados no mercado, teriam maior representatividade e poderiam tornar a leitura mais leve. Por isso, pensamos em representar a riqueza dessa flora e fauna tão especiais, presentes nos ambientes que serão frequentados pelos futuros estudantes da UFMG”, conta o publicitário Felipe Assunção.

“Os desenhos, em estilo rabisco, ajudam na ideia de estudo, de caderno, e também trazem à memória muito recente dos recém-saídos do ensino médio os personagens de Jogos de Aventura e do Studio Ghibli, que são muito bem-vindos nesse momento mágico e convidativo da entrada na Universidade”, observa a estudante do 5º período de Cinema de Animação e Artes Digitais da Escola de Belas Artes, Larissa Silva, integrante da equipe.  

Gabriel Marco, também bolsista do Cedecom e estudante do 6º período de Artes Visuais da EBA, afirma ter sido muito fácil se colocar no lugar dos candidatos ao Sisu UFMG. “Acredito que a flora e fauna dos campi representam muito bem essa UFMG que, além de muito séria, é muito acolhedora”, observa.

Também integram a equipe que trabalhou no projeto Júlia Campos (designer UX), Alexandre Menezes (Infraestrutura), Vitória Teixeira (graduanda em Design) e Daniel Reis (técnico em tecnologia da informação).

Teresa Sanches