Ensino

Novos alunos já podem preencher questionário para requerer assistência estudantil

Documentação poderá ser entregue pelos calouros nos dias da matrícula presencial, no CAD 2 Foca Lisboa / UFMG

Candidatos selecionados para a UFMG na primeira chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2017 que realizaram o registro on-line para o primeiro semestre letivo deste ano já podem iniciar a solicitação de acesso aos programas de assistência estudantil – saúde, moradia, alimentação, auxílio-financeiro e estágios – da Universidade.

Os interessados devem preencher questionário socioeconômico disponível no site da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e, na sequência, reunir os documentos que serão solicitados para análise socioeconômica.

Os documentos podem ser entregues nos dias de registro e matrícula presenciais – 24 de fevereiro, 2 e 3 de março –, no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2), no campus Pampulha. “Lá, teremos uma equipe de profissionais preparados para orientar e receber a documentação que comprove a situação socioeconômico familiar desses estudantes”, explica a professora Sandra Bianchet, presidente da Fump.

Embora seja possível preencher o questionário socioeconômico nos dias de registro e matrícula presenciais, em computadores disponíveis no mesmo ambiente, o estudante que antecipar o preenchimento receberá, por e-mail, lista específica de documentos, o que agilizará o processo de análise. Depois de recebidos os documentos, a previsão é que os resultados da análise sejam divulgados no início de abril.

Política de assistência

“A avaliação para definir se o calouro faz jus à Política de Assistência Estudantil da UFMG é feita com base em critérios próprios da Universidade e naqueles definidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)”, esclarece o professor Tarcísio Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis.

Segundo o pró-reitor, a política de assistência é construída pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – por meio de discussões que envolvem o Conselho de Assuntos Estudantis, que tem a participação de estudantes – em conjunto com outros setores da Administração Central, incluindo a Fump, responsável pela execução das ações.

“A demanda por assistência estudantil aumentou nos últimos anos, e a UFMG tem realizado um esforço para atendê-la e ampliar o universo dos estudantes contemplados com recursos do Pnaes, mas também com recursos da matriz orçamentária da própria instituição. Assim, procuramos observar as necessidades mais prementes de moradia, alimentação e transporte”, esclarece a vice reitora Sandra Goulart Almeida.